Entenda porque o SUV não é tão procurado no mercado de seminovos

Há algum tempo o SUV é o carro mais popular do Brasil entre os veículos 0 km. Já no mercado de seminovos isso não se repete. Entenda.

Há algum tempo o SUV é o tipo de carro mais popular do Brasil entre os veículos 0 km. No entanto, no mercado de modelos seminovos essa realidade não se repete. Entenda o motivo.

Entenda porque o SUV não é tão procurado no mercado de seminovos

SUVs são um sucesso entre os brasileiros, porém no mercado de seminovos a margem dessa popularidade é bem menor (Foto: Divulgação/Jeep)

SUV é o mais vendido entre os carros 0 km

Entre os veículos 0 km, o SUV é o tipo de carro com maior número de vendas no Brasil. 

Segundo dados da Fenabrave, até julho de 2023, este segmento foi responsável por 45,68% dos emplacamentos de veículos no país. 

Para se ter uma ideia do tamanho do protagonismo dos SUVs, a segunda categoria mais vendida foi a dos hatches, com 27,41%. 

No entanto, mesmo que entre os carros 0 km, os SUVs sejam até o momento insuperáveis, no mercado de veículos seminovos a realidade é diferente. 

Entenda porque o SUV não é tão procurado no mercado de seminovos

SUVs são um sucesso entre os brasileiros, porém no mercado de seminovos a margem dessa popularidade é bem menor (Foto: Divulgação/Citroën)

Entre os seminovos sucesso não se repete 

Se entre os veículos 0 km, os SUVs são responsáveis por quase metade das vendas de todo o setor, entre os seminovos a participação desses modelos é bem mais tímida. 

De acordo com dados da Mobiauto, marketplace de carros seminovos e usados, os SUVs possuem participação de apenas 13% do mercado de usados. 

Ainda segundo a plataforma, o segmento de veículos seminovos mais buscado na internet no primeiro semestre de 2023 são os hatches (42%), seguido pelos sedãs (27%). Só então, em terceiro entre os mais procurados, aparecem os SUVs. 

Confira o ranking completo dos veículos mais procurados nas plataformas digitais de carros seminovos: 

  • Hatch: 42%
  • Sedã: 27%
  • SUV: 13%
  • Picapes: 10%
  • Monovolume: 5% 
  • SW & Perua: 2% 
  • Furgão & Van: 1%

Motivos da baixa dos SUVs

Para o CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr., a queda no interesse pelos utilitários-esportivos seminovos decorreu em razão da alta nos preços. 

“Os SUV´s zero km estão entre os veículos que mais foram reajustados de 2021 pra cá. Os seminovos acompanharam essa alta e o poder de compra das pessoas ficou comprometido, pois a renda não cresceu na mesma proporção”, esclarece.

História dos SUVs no Brasil

Fenômeno no mercado nacional desde o surgimento do Ford EcoSport, em 2003, que “popularizou” o segmento, os SUV´s (sport utilities vehiches) desembarcaram no país junto com os carros importados, no início dos anos 90.

Desde então, eles transformaram-se em coqueluche para as famílias brasileiras, praticamente aniquilando outros segmentos que ocupavam essa preferência, como as stations (peruas) e os monovolumes. 

Você pode gostar: Quanto é o seguro de um T-Cross 2023? Compare com os SUVs rivais mais vendidos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA