Entenda o que são os bancos Zero Gravity dos carros da Nissan
No Brasil, os bancos Zero Gravity estão disponíveis em modelos como o Nissan Kicks e a picape Nissan Frontier. Conheça suas vantagens.
No Brasil, os bancos Zero Gravity estão disponíveis em modelos como o crossover Nissan Kicks e a picape Nissan Frontier. Inspirados em avançados estudos da NASA, a agência espacial dos EUA, e projetados por engenheiros seguindo o conceito de gravidade zero, esses bancos são parte das tecnologias e inovações da marca japonesa que oferecem mais segurança, controle e conforto.
Saiba quais são os diferenciais dos bancos Zero Gravity da Nissan
Os bancos Zero Gravity foram desenvolvidos por meio de pesquisa conjunta da Nissan com o Yamazaki Laboratory da Universidade de Keio, no Japão.
Os assentos foram desenhados com 14 pontos de pressão para manter o usuário numa posição neutra. A forma única e a estrutura patenteada pela Nissan resultaram um suporte contínuo do quadril até os ombros, fazendo com que a coluna do motorista e do passageiro se mantenha em ótimas condições, como acontece na gravidade zero.
Dessa forma, é proporcionada a postura ideal para transformar as viagens longas em trajetos mais agradáveis, mantendo sempre o conforto dos passageiros.
Além do conforto, essa tecnologia oferece mais controle e segurança aos passageiros.
Manter a coluna em uma posição neutra é a melhor maneira de minimizar o desconforto nas costas. Uma posição neutra é mantida quando a gravidade não está atrapalhando. Foi aqui que a inspiração aeroespacial foi incorporada ao design dos bancos Nissan Zero Gravity.
O sistema proporciona uma sensação de leveza controlada, para permitir que a sua coluna permaneça em uma posição neutra durante todo o período ao volante. Quando uma pessoa está continuamente sentada por longas horas, o corpo naturalmente tende a se inclinar para reduzir o estresse. Isso faz com que a coluna acabe cedendo, o que cria muita pressão na parte inferior das costas.
O design Zero Gravity leva em consideração a posição dos quadris, coluna e ombros para garantir uma posição neutra enquanto sentado. Além de manter a coluna neutra, os assentos também são projetados para maximizar o fluxo sanguíneo e os níveis de energia.
Análises biomecânicas
A Nissan reuniu um grupo de pessoas – homens e mulheres de diversos tipos de corpo, altura e peso – que passou por avaliações durante tempo integral. Muitas análises biomecânicas foram realizadas. Os pesquisadores levaram em consideração os níveis de ácido lático no sangue desses indivíduos para confirmar que o nível de fadiga nos músculos estava realmente diminuindo.
Com isso, e usando tecnologia ergonômica, a Nissan conseguiu posicionar os assentos em um ponto de “postura neutra”, o que significa simplesmente que seu corpo não está se esforçando para permanecer na posição vertical.
“O peso do seu corpo está no assento, e não nas articulações e nos ossos, e ainda foi possível manter uma estrutura firme que torna os assentos muito seguros’, explica a Nissan.
Desta forma, garante-se a postura ideal para tornar as viagens mais agradáveis, mantendo sempre o conforto dos passageiros, que não sofrem com as dores causadas pelos bancos tradicionais. Pessoas que já têm problemas de coluna, dores lombares e outras dificuldades são especialmente beneficiadas por essa tecnologia, e relatam sensação de bem-estar ao final de suas viagens.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.