Entenda de uma vez por todas o que diz a etiqueta dos pneus

A etiqueta que vem colada na lateral dos pneus novos traz informações sobre o desempenho do produto. Saiba interpretá-las e economize.

A etiqueta que vem colada na lateral dos pneus novos tem como objetivo fornecer ao consumidor informações sobre o desempenho dos pneus.

Etiqueta dos pneus indica economia, segurança e sustentabilidade

Entenda de uma vez por todas o que diz a etiqueta dos pneus

Significados da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Foto: Divulgação/Dunlop)

O item é chamado de Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e traz indicações sobre a eficiência energética do produto. Então, entenda exatamente o que diz a etiqueta e economize no combustível ao comprar os pneus certos para o seu carro fazendo a escolha certa.

A etiqueta dos pneus foi elaborada no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro), e traz informações importantes para o seu bolso.

Isso porque, ao adquirir pneus mais eficientes para o seu carro, você irá reduzir o consumo de combustível.

O diretor de Vendas e Marketing da fabricante Dunlop, Rodrigo Alonso, ressalta que a habilidade de fazer a leitura correta das etiquetas nos pneus também é um fator primordial para a segurança no trânsito.

“A compreensão adequada das especificações técnicas dos pneus é fundamental para garantir uma escolha correta, proporcionando segurança, conforto e desempenho ideais para o veículo em diversas situações de condução”, afirma Alonso.

Todos os pneus novos do tipo radial para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus só podem ser vendidos com esse selo informativo desde abril de 2018. A regra do Inmetro não se aplica, no entanto, aos pneus reformados.

Entenda de uma vez por todas o que diz a etiqueta dos pneus

Não se esqueça de que a calibragem dos pneus também é essencial para o bom desempenho do produto (Foto: Freepik)

De acordo com o PBE, há 3 critérios avaliados que precisam constar nas etiquetas coladas nos pneus:

1- Resistência ao Rolamento

Fator crucial na eficiência energética dos veículos, a resistência ao rolamento representa a força contrária à rotação do pneu enquanto está em movimento. Quanto menor for essa resistência, mais eficiente será o pneu, o que se traduz em uma maior economia de energia para o veículo. 

O PBE utiliza uma escala de classificação que varia de A até G para categorizar os pneus de acordo com sua eficiência. A categoria A representa os pneus mais eficientes, enquanto a categoria G abrange os menos eficientes. 

Optar por pneus com menor resistência ao rolamento não apenas reduz o consumo de combustível, mas também contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes, tornando-se uma escolha ambientalmente responsável para os proprietários de veículos.

Importante ressaltar que, para usufruir do melhor que o produto tem a oferecer, é essencial manter o jogo de pneus sempre calibrados – veja nossas dicas para preparar os pneus antes de pegar a estrada.

2- Aderência em Pista Molhada

Entenda de uma vez por todas o que diz a etiqueta dos pneus

Etiqueta indica a aderência dos pneus em pistas molhadas (Foto: iStock)

Este é um aspecto crítico para a segurança no trânsito, pois está diretamente relacionada à capacidade de um veículo parar em uma frenagem emergencial em piso molhado. Essa característica é avaliada pela distância percorrida pelo veículo durante o processo de frenagem. 

Pneus com maior aderência nessa condição são classificados na categoria A pelo PBE, o que significa que oferecem uma menor distância de frenagem. Por outro lado, os pneus com menor aderência são categorizados como G, o que indica uma maior distância percorrida na frenagem. 

Optar por pneus com alta aderência em piso molhado não apenas reduz a distância de frenagem, aumentando a segurança, mas também proporciona melhor dirigibilidade em retas e maior estabilidade nas curvas, contribuindo para uma experiência de condução mais segura e confiável.

3- Ruído Externo

Fator de grande relevância, já que avalia o nível de emissão sonora produzido pelo pneu de um veículo. O teste é realizado com o motor desligado, enquanto o veículo passa diante de um dispositivo de captação de som. A classificação desse parâmetro é representada por meio de ondas na etiqueta do pneu, em que uma onda indica menor ruído e três ondas indicam maior ruído. 

Reduzir o ruído externo dos pneus é essencial não apenas para o conforto dos ocupantes do veículo, mas também para minimizar o impacto ambiental causado pela poluição sonora. 

Optar por pneus com menor nível de ruído contribui para uma condução mais silenciosa e ecologicamente responsável, tornando-se uma escolha consciente para quem busca preservar o meio ambiente.

Confira o limite máximo de emissão de ruído (categoria do pneu – ruído máximo):

  • Veículos de passageiro – 75 dB
  • Veículos comerciais leves (utilitários) – 77 dB
  • Veículos comerciais (ônibus e caminhões) – 78 dB

Não fique na dúvida: Você é um bom condutor? Faça o teste e descubra!

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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