Entenda de uma vez por todas as diferenças entre os tipos de carros elétricos vendidos no BR
Você sabe a diferença dos carros elétricos vendidos no BR? Leia o pos t e veja que há sim uma diferença e isso pode impactar no consumo.
Os carros elétricos vendidos no BR estão cada vez mais conquistando seu espaço. Entre janeiro e junho de 2023, foram emplacados 32.239 veículos eletrificados, ante 20.427 unidades registradas no mesmo período do ano passado (aumento de 58%). Neste montante estão os carros 100% elétricos e os híbridos.
Mas você sabe a diferença entre eles? A princípio, você precisa conhecer as características de três siglas: BEV. PHEV e HEV.
Os tipos de carros elétricos vendidos no BR
BEV (battery electric vehicle – veículo elétrico a bateria)
Refere-se ao carro elétrico convencional e 100% elétrico. Em outras palavras, são movidos exclusivamente por motores elétricos alimentados por baterias de alta capacidade. Estas são carregadas por um plug para ser conectado a uma fonte de energia, como tomadas residênciais, all box e outras fontes de energia.
Eles não possuem nenhum motor a combustão interna, não exigem qualquer outro tipo de combustível e têm a vantagem de não emitir gases poluentes durante seu funcionamento.
Exemplos: BYD Tan, Tesla Model Y, JAC E-JS1, entre outros.
Híbrido PHEV (plug-in hybrid electric vehicle – veículo híbrido plug-in)
São carros que apresentam tanto o motor a combustão, quanto um (ou mais) motor elétrico. Precisa de uma fonte de energia externa para alimentar o motor elétrico, como uma tomada. O que permite uma maior autonomia elétrica.
Isso significa que esses modelos podem funcionar tanto no modo elétrico quanto no modo híbrido, de modo a combinar o motor elétrico e o motor à combustão. A ideia é proporcionar maior flexibilidade e/ ou potência.
Exemplo: Jeep Compass 4xe, BYD Song PHEV, entre outros.
Híbrido HEV (hybrid electric vehicle – veículo híbrido leve)
Os híbridos HEV também possuem um motor à combustão e um ou mais motores elétricos, mas não precisam de uma fonte externa para serem recarregados.
Em vez disso, a energia é gerada principalmente pela recuperação da energia durante as frenagens. É o processo conhecido como regeneração das baterias, um tipo de sistema que melhora a eficiência do veículo.
Exemplo: Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6 HEV, Chery Tiggo 7.
Híbridos PHEV ou HEV – Qual deles têm a maior autonomia?
Muitos brasileiros ainda não estão preparados para veículos totalmente elétricos, mas estão abertos aos híbridos.
Para entender qual o mais relevante, fizemos um comparativo entre os modelos PHE e BEV mais interessantes do mercado, de acordo com as medições do Inmetro na estrada com gasolina.
Você pode gostar: O que já sabemos sobre o SUV elétrico da Chevrolet, o Blazer EV, que chegará ao Brasil em 2024
Carros PHEV
- BYD Song PHEV – 38,1 km/l
- Jeep Compass 4xe – 26,1 km/l (cidade)
- Audi Q5 Sportback- 12,5 km/l
- GWM Haval H6 – 24,7 km/litro (cidade)
- Chery Tiggo 8x 7 lugares – 32,7 km/l
- Volvo XC60 – 18,8 km/l
Carros HEV
- GWM Haval H6 HEV – 13,6 km/l
- Toyota Corolla Cross – 11,8 km/l
- Toyota Corolla Altis (sedã) – 18,9 km/l (cidade)
- Chery Tiggo 5x Pro – 11,5 km/l
- Kia Stonic – 13,8 km/l
- Chery Tiggo 7 – 11,2 km/l.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.