Entenda como instalação do Kit GNV pode reduzir IPVA 2022 no RJ

Entenda como instalação do Kit GNV pode reduzir IPVA 2022 no RJ
Kit GNV pode reduzir IPVA 2022 no Rio de Janeiro, saiba como! (Imagem Ilustrativa)

O Gás Natural Veícular (GNV) é uma das alternativas aos combustíveis comuns (gasolina e etanol) mais conhecidas. Normalmente, é possível encontrar os cilindros que são usados para alimentar o motor nos porta-malas do veículos. Mas você sabia que veículos instalados com o Kit GNV pode trazer benefícios ao motorista? No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o seu uso pode fazer com que o preço do IPVA 2022 diminua.

IPVA 2022
Foto: Divulgação/Fiat

Entenda como instalação do Kit GNV pode reduzir IPVA 2022 no Rio de Janeiro

Este é um dos principais gastos que os motoristas de todo o Brasil possuem. O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório e os motoristas normalmente começam a pagá-lo (ou pagam de uma vez) a partir de janeiro. Ou seja, logo teremos os valores que os motoristas terão que pagar pelo IPVA 2022. E isso vem causando bastante preocupação entre os condutores, já que ele pode vir mais caro.

Foto: Divulgação/Fiat

Isso porque os preços de mercado cresceram muito durante este ano. Lembrando que este valor é usado como base para fazer os cálculos. Ele é atrelado à alíquota, que é diferente em cada estado. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, ela é de 4%. Mas ela pode ser menor se o seu carro estiver equipado com um Kit GNV. Neste caso, esta alíquota diminuiria para 1,5%.

Mas, o motorista interessado em fazer a instalação precisa tomar cuidados. Recomenda-se que a troca só deve ser feita em locais especializados. Tudo para garantir que ele seja colocado com segurança. Além disso, é preciso passar pela vistoria do Detran-RJ até o fim deste ano. Caso contrário, o desconto não será válido para o IPVA 2022.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

IPVA 2022
Foto: Divulgação/Fiat

Este benefício já está em vigor no estado há um bom tempo. O estado do Rio de Janeiro é um dos que mais fazem o uso deste combustível. De acordo um levantamento da  Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro (Firjan), 75% de todos os carros instalados com o Kit GNV em todo o Brasil estão no estado. O mesmo estudo também revelou que houve um aumento de 70% nas instalações.

Aumento dos preços e vantagens do GNV

IPVA 2022
Foto: Divulgação/Fiat

De acordo com o Terra, esta alta procura pelo Gás Natural Veicular vem fazendo com que os preços da conversão também suba. Estima-se que o serviço esteja custando R$ 4 mil. Sem falar que alguns tipos (Por exemplo: cilindros de 40 litros) deles já estão em falta neste estado. Vale lembrar que dois fatores podem explicar este aumento da procura pelo GNV e, consequentemente, o aumento dos preços.

O aumento no preço do IPVA 2022, como foi dito acima, é um deles. Outro motivo é o aumento do preço dos combustíveis. De acordo com o último levantamento da Ticket Log, o preço médio da gasolina foi de R$ 7,322. E neste caso aqui está uma das vantagens deste tipo de combustível. Apesar do preço da instalação, os motoristas podem recuperar este valor em um curto prazo. Este seria entre 11 e 13 meses.

Lembrando que o Rio de Janeiro não é o único a oferecer estes descontos. No Paraná, os proprietários de veículos que possuem o Kit GNV instalado também são beneficiados. Os descontos no IPVA podem chegar a 40%.

 

Com informações do Detran-RJ, Ticket Log, Firjan e portal Terra

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar