Entenda como funciona o repasse de valor para motoristas da Uber
Quer ser motorista de aplicativo? Entenda como funciona o repasse de valor para motoristas da Uber e comece a faturar com a plataforma.
Se você quer ingressar no segmento de transporte por aplicativo, entender como funciona o repasse de valor para motoristas da Uber é um dos primeiros passos para conseguir se familiarizar com a nova função e ter um bom controle financeiro.
Nós do Garagem360 preparamos este post com todas as informações que você precisa saber sobre o repasse da plataforma.
Como funciona o repasse de valor para motoristas da Uber?
Segundo a Uber, os ganhos dos motoristas parceiros dependem de quando, onde e a frequência.
No site da empresa, também há uma ferramenta de cálculo com estimativa de ganhos conforme o número de horas trabalhadas.
Em Brasília, por exemplo, um motorista que trabalha 35 horas por semana e com R$ 3 de extras oferecidos pela plataforma terá um ganho médio de R$ 1.045 por semana.
Supondo que esse motorista rodou o suficiente para obter esse valor, então é importante entender:
Saldo positivo
Para receber o repasse, o motorista precisa ter saldo positivo na sua conta. Isso quer dizer que o valor total das viagens deve ser maior do que as taxas e outros custos cobrados pela plataforma.
Viagens com pagamento em dinheiro
O saldo pode ficar negativo se o motorista receber muitas corridas com pagamento em dinheiro. Nesses casos, esse valor será descontado do seu saldo na plataforma. As taxas da Uber relacionadas a essas viagens também serão deduzidas.
Cronograma de repasses
Os repasses são feitos uma vez por semana. O valor total das viagens realizadas durante a semana é transferido para a conta bancária cadastrada após a dedução de taxas e outros custos.
Antecipação de pagamentos
Em alguns casos, a Uber oferece a opção de antecipação de pagamentos. Nesse caso, se o motorista precisar antecipar parte dos ganhos antes do prazo do repasse, a plataforma o faz mediante ao pagamento de taxa.
Cancelamento
Alta taxa de cancelamentos podem interferir nas corridas, além de levar ao bloqueio da conta.
Quais as taxas da Uber para o motorista?
A Uber não tem uma taxa fixa, no entanto a plataforma cobra entre 1% a 40% (às vezes mais) do total da viagem. Esse percentual varia conforme fatores, como nível do motorista na plataforma, tarifas dinâmicas, horário, oferta de viagens e carros, entre outros.
Vale ressaltar que além da taxa do Uber, o motorista deve considerar outros custos do cotidiano, como o IPVA, Licenciamento, combustível, revisão, manutenção, financiamento e aluguel (se for o caso).
O que achou do repasse e cobrança da Uber? Conte para nós aqui nos comentários!
Leia também:
Como ser motorista da Uber em 2025? Entenda as mudanças do aplicativo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.