Tags

Serviços

Entenda as diferenças entre seguro e rastreamento de veículos

Créditos: Foto: Pixabay
14 setembro, 2020
Da Redação, com assessoria

Escolher entre os tipos de proteção contra furto ou roubo de veículos pode levantar uma série de dúvidas. Atualmente, é possível optar por seguros convencionais ou por sistemas de rastreamento. Apesar de pareceram similares, eles contam com algumas diferenças importantes.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Para esclarecer dúvidas comuns dos consumidores, Patricia Jardim, diretora-geral da empresa dr. Localiza, especialista em rastreamento de veículos, ressalta que é preciso entender as diferenças entres essas opções. “O seguro de automóvel garante cobertura para determinados riscos, como roubo, colisão, danos a terceiros e outros. Já as empresas de rastreamento oferecem o serviço de monitoramento por meio de um aparelho instalado no veículo, que funciona 24 horas por dia. Em caso de furto, uma equipe é acionada para recuperar o automóvel. Essa modalidade também pode ser combinada com uma indenização caso o veículo não seja encontrado”, explica.

Como os serviços funcionam na prática

  • O seguro cobre custos com acidentes, roubos, serviços de manutenção e assistência para o veículo. A seguradora não realiza a busca do automóvel roubado. O cliente faz um boletim de ocorrência na polícia, que pode eventualmente encontrar o carro/moto. Em seguida, ele aciona o sinistro para receber a apólice do seguro estabelecida em contrato.
  • O rastreamento de veículos monitora a localização do automóvel 24 horas por dia e, em caso de roubo ou furto, a equipe especialista da própria empresa é acionada para recuperar o seu veículo. Diferentemente do seguro, nessa modalidade o pagamento de multa pela não recuperação só acontece quando isso foi acordado em contrato.
  • Em seguradoras, não são aceitos veículos antigos (com mais de 10 anos) ou de uso para trabalho em aplicativos de corrida (como táxi e Uber). Também não é possível fechar contrato se houver alguma pendência financeira registrada no SPC ou Serasa. Já as empresas de rastreamento não possuem as restrições citadas acima.

LEIA MAIS: Porsche instala carregador para veículos elétricos em São Paulo
Recall da Renault envolve mais de 40 mil carros no Brasil

Carros mais vendidos do Brasil 

Na galeria, veja os modelos mais emplacados em agosto.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.