Entenda as diferenças entre os Kits GNV: será que vale fazer a conversão em 2024?
Entenda as diferenças entre os Kits GNV. Fizemos o cálculo para avaliar se ainda vale fazer a conversão em 2024? Veja no post.
O GNV (Gás Natural Veicular) ainda é uma boa opção em 2024? Sim, visto como uma alternativa econômica e sustentável aos combustíveis tradicionais, os sistemas podem ser instalados nos mais diversos carros que circulam no país. Mas você sabe as diferenças entre os Kits GNV?
Quais as diferenças entre os Kits GNV?
O GNV se diferencia conforme a geração. Cada uma utiliza um tipo de tecnologia do gás no motor para fazer o carro se mover. As primeiras gerações eram mais simples, apresentando algumas desvantagens como perda de potência e maior emissão de poluentes.
Já as mais recentes oferecem melhor desempenho, economia e menor impacto ambiental. Vamos a cada uma delas:
- 1ª geração – apenas para carburadores
- 2ª geração – já podem ser instaladas em veículos com injeção eletrônica, mas já estão em desuso.
- 3ª geração – indicados para carros com injeção eletrônica sequencial. A mistura de gás natural é controlada de forma eletrônica por um módulo de controle que depende de dois atuadores eletromecânicos.
- 4ª geração – possui Gerenciador de Fluxo com Motor de Passo e Simulador de Sonda permitindo a regulagem automática. Pode apresentar ou não chave comutadora integrada.
- 5ª geração – Programada por computador a partir de uma central informatizada de injeção de GNV. Possui bicos pressurizados que conduz o GNV até os cilindros do coletor.
- 6ª geração – Possui os mesmos componentes e funcionamento da 5ª geração, no entanto a central informatizada que controla o GNV.
Geração |
Descrição |
Vantagens |
Desvantagens |
Veículos compatíveis |
1ª e 2ª |
Simples, ideal para carburadores |
Baixo custo |
Perda de potência, maior emissão de poluentes |
1ª geração apenas para carburadores e 2ª para veículos com injeção eletrônica |
3ª |
Injeção eletrônica sequencial |
Mais economia, menor emissão de poluentes |
Requer regulagem manual |
carros com injeção multiponto fabricados entre 2006 e 2013 |
4ª |
Injeção eletrônica direta |
Ótimo desempenho, economia e baixas emissões |
Maior custo |
carros mais modernos com injeção eletrônica |
5ª |
Eletrônica direta com Emulador de Sonda Lambda |
Máxima performance, economia e baixas emissões |
Alto custo, compatível com poucos modelos |
Baixa compatibilidade |
6ª |
Injeção Direta com Controle Individual de Cilindro |
Máxima performance, economia de GNV. |
Apenas para carros mais modernos. |
Carros fabricados a partir de 2020. |
Qual geração de GNV escolher?
Ou o kit GNV da 3ª ou da 5ª geração. Da 3ª é eficiente para quase 80% dos veículos que utilizam o GNV como combustível, seja na instalação, seja no cotidiano.
Agora se o veículo é mais moderno, invista no kit gás da 5ª geração. Sua tecnologia mais avançada e processamento mais rápido vai oferecer um melhor desempenho para o veículo.
Leia também para ajudar na escolha:
Preço para instalar o Kit GNV em 2024 – Será vale?
Vale a pena trocar gasolina por GNV?
Depende de diversos fatores: quanto percorre diariamente, valor do veículo e preço médio do GNV na sua cidade.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o gás natural veicular é cerca de 43% a 58% mais econômico que a gasolina.
Utilizando nosso simulador, fizemos o cálculo de para um SUV abastecido a gasolina no Rio de Janeiro com média de consumo de 9km/l Veja o resultado:
Os usados foram de R$ 5,59 para a gasolina e R$ 4,41 para GNV, de acordo com o Levantamento semanal da ANP.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.