Entenda a polêmica da propaganda da VW com casal gay

Entenda como o caso da campanha da VW com um casal homossexual tem gerado polêmicas e ataques de homofobia.

Uma propaganda da VW referente ao Polo foi veiculada em junho de 2021, onde é estrelada por um casal homossexual. No entanto, após repercutir nas redes sócias, o casal e sua família vem sofrendo uma série de ataques homofóbicos. Entenda o caso.

Casal da campanha da VW sofre ataques na internet, entenda o caso (Foto: Divulgação)

Homofobia: casal que participou da propaganda da VW sofre ataques nas redes sócias

O mês de junho é conhecido por celebrar a diversidade, e foi durante o período no ano passado, que a Volkswagen lançou a campanha do modelo Polo, onde era estrelada por um casal homossexual.

No entanto, a marca voltou a usar a campanha para dar continuidade nas divulgações do veículo, de forma mais recente. Porém, a estratégia causou incômodo em alguns internautas que geraram ataques homofóbicos ao casal.

Em entrevista ao Uol Carros, Diego, um dos participantes da campanha afirmou que entende ser importante a participação deles na campanha, para reforçar o público LGBTQIA+ também é consumidor, porém, não quer ser alvo dos ataques.

Além do casal, alguns ataques começaram a se voltar para a família deles, algo que os preocupa ainda mais.

“Na primeira vez esse movimento ficou só na internet, mas agora eles abusaram, foram para cima dos meus irmãos e sobrinhos, que não têm nada a ver com isso.” Destacou Diego ao Uol Carros.

O casal comenta também que não imaginava que a campanha ia gerar tamanha proporção, tendo em vista que ela foi pensada para ser veiculada em junho de 2021, mês da diversidade. No entanto, com o retorno da veiculação nas redes sociais da marca, os ataques voltaram a acontecer.

Eles também afirmam que a decisão de da marca de continuar com a propaganda reforça um comprometimento maior por parte da Volkswagen.

“O saldo é positivo, é uma questão de representatividade, e mostrar que  o público também paga impostos e é consumidor”, comenta Diego.

Campanha é destinada ao novo Polo

A campanha foi pensada para divulgar o novo Polo. Nas redes sociais da marca, a foto foi publicada de forma mais recende há cinco dias. Nela, o novo Volkswagen Polo aparece ao fundo, em segundo plano, enquanto o casal aparece um sorrindo para o outro.

A legenda é a seguinte: “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play. “

No Facebook da marca, a foto usada na campanha da VW já tem mais de 34 mil curtidas e 25 mil comentários, entre eles, elogios pela representatividade e outros que despejam ataques homofóbicos ao casal, bem como pedidos de boicote à Volkswagen.

É válido lembrar que atualmente, ataques de cunho homofóbico é considerado crime de racismo, onde o individuo pode cumprir pena entre um e cinco anos de prisão.

Inicialmente, a campanha da VW foi veiculada em junho de 2021, para divulgar o Polo. No entanto, a marca voltou a divulgar a foto nas redes socais (Foto: Divulgação)

Com informações: Uol Carros

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile