Entenda a polêmica da propaganda da VW com casal gay
Entenda como o caso da campanha da VW com um casal homossexual tem gerado polêmicas e ataques de homofobia.
Uma propaganda da VW referente ao Polo foi veiculada em junho de 2021, onde é estrelada por um casal homossexual. No entanto, após repercutir nas redes sócias, o casal e sua família vem sofrendo uma série de ataques homofóbicos. Entenda o caso.
Homofobia: casal que participou da propaganda da VW sofre ataques nas redes sócias
O mês de junho é conhecido por celebrar a diversidade, e foi durante o período no ano passado, que a Volkswagen lançou a campanha do modelo Polo, onde era estrelada por um casal homossexual.
No entanto, a marca voltou a usar a campanha para dar continuidade nas divulgações do veículo, de forma mais recente. Porém, a estratégia causou incômodo em alguns internautas que geraram ataques homofóbicos ao casal.
Em entrevista ao Uol Carros, Diego, um dos participantes da campanha afirmou que entende ser importante a participação deles na campanha, para reforçar o público LGBTQIA+ também é consumidor, porém, não quer ser alvo dos ataques.
Além do casal, alguns ataques começaram a se voltar para a família deles, algo que os preocupa ainda mais.
“Na primeira vez esse movimento ficou só na internet, mas agora eles abusaram, foram para cima dos meus irmãos e sobrinhos, que não têm nada a ver com isso.” Destacou Diego ao Uol Carros.
O casal comenta também que não imaginava que a campanha ia gerar tamanha proporção, tendo em vista que ela foi pensada para ser veiculada em junho de 2021, mês da diversidade. No entanto, com o retorno da veiculação nas redes sociais da marca, os ataques voltaram a acontecer.
https://www.instagram.com/p/CdO7lEjMfVC/?utm_source=ig_web_copy_link
Eles também afirmam que a decisão de da marca de continuar com a propaganda reforça um comprometimento maior por parte da Volkswagen.
“O saldo é positivo, é uma questão de representatividade, e mostrar que o público também paga impostos e é consumidor”, comenta Diego.
Campanha é destinada ao novo Polo
A campanha foi pensada para divulgar o novo Polo. Nas redes sociais da marca, a foto foi publicada de forma mais recende há cinco dias. Nela, o novo Volkswagen Polo aparece ao fundo, em segundo plano, enquanto o casal aparece um sorrindo para o outro.
A legenda é a seguinte: “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play. “
No Facebook da marca, a foto usada na campanha da VW já tem mais de 34 mil curtidas e 25 mil comentários, entre eles, elogios pela representatividade e outros que despejam ataques homofóbicos ao casal, bem como pedidos de boicote à Volkswagen.
É válido lembrar que atualmente, ataques de cunho homofóbico é considerado crime de racismo, onde o individuo pode cumprir pena entre um e cinco anos de prisão.
Com informações: Uol Carros
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.