Tags
Com o objetivo de garantir estabilidade, equilíbrio e conforto ao condutor, a suspensão é um dos componentes fundamentais das motocicletas. Segundo Roberto Marguti, Técnico da Cofap, realizar o ajuste desta peça é essencial para garantir que o item esteja de acordo com sua principal função – a segurança, fornecida por meio do contato do pneu com o piso.
O processo é rápido e normalmente apenas uma chave específica é utilizada. A regulagem é realizada pelo aumento ou diminuição da carga da mola no amortecedor, sendo necessário informar ao mecânico o peso que será carregado. De acordo com Marguti, a regulagem deve ser feita quando a motocicleta estiver instável, estando mole ou dura demais.
LEIA MAIS: Promoção da Triumph oferece motocicletas com taxa zero no financiamento
Recall: Kawasaki chama Ninja H2 SX SE por problema no módulo de injeção
“A suspensão da motocicleta muito macia pode provocar o fim de curso do amortecedor. O motivo pode ser o desgaste natural da peça ou sobrepeso carregado na motocicleta. Já a suspensão muito rígida, pode ocasionar o desconforto ao motociclista, o que significa que a carga da mola está acima do necessário”, explica. A regulagem é fundamental em caso de manutenção preventiva – desgaste natural do amortecedor/mola – e conforme o peso do motociclista e da carga. É necessário sempre consultar as orientações do fabricante.
E já que o assunto é sobre as motos, confira na galeria algumas das motos mais legais do mundo.