Entenda a importância de fazer o descarte correto dos pneus

Produto sem uso deve ser levado aos pontos de coleta, a fim de evitar o entupimento das redes de esgoto, a poluição dos rios e a proliferação do mosquito que causa dengue

O descarte correto dos pneus é imprescindível para garantir a preservação do meio ambiente. Depois que ele se torna inservível, ou seja, quando não tem mais a função pelo qual foi projetado, o ideal é que seja encaminhado para um local específico, a fim de evitar o entupimento das redes de esgoto, que causam enchentes e contribuem para a poluição de rios, o acúmulo nos aterros sanitários e, especialmente, a proliferação do mosquito causador da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

“Quando o produto não tem mais utilidade, o ideal é levá-lo até um ponto de coleta. Isso porque, se deixado em lugar aberto, ele demorará até 600 anos para se decompor. É por esse motivo que devemos investir em sua reciclagem e não jogá-lo na natureza ou abandoná-lo em vias públicas”, explica Cesar Faccio, gerente geral da Reciclanip, entidade voltada para a coleta de pneus inservíveis e ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Pneus usados podem virar combustível alterantivo, asfalto, piso e tapete |Foto: Divulgação/Reciclanip

Segundo Faccio, a Reciclanip conta, atualmente, com 834 pontos de coleta, localizados em todos os estados do Brasil. O processo é realizado com a ajuda das Prefeituras Municipais, que disponibilizam os terrenos – e eles têm de estar dentro das normas de segurança e higiene – para receber pneus oriundos de borracharias, revendedoras e dos próprios consumidores.

O material é retirado pela entidade quando atinge a marca de dois mil unidades usadas em carros de passeio ou 300 em caminhões. Depois disso, o produto segue para reaproveitamento e pode ser utilizado de diversas formas.

“Cerca de 70% do que é recolhido serve como combustível alternativo. Os outros 30% fazem parte da reciclagem para a fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, pisos industriais e tapetes para automóveis”, diz o gerente geral. A Reciclanip, no primeiro trimestre deste ano, destinou de forma ambientalmente correta mais de 114,5 mil toneladas de pneus, aumento de 10% na comparação com o mesmo período de 2015, quando o número foi de 109 mil toneladas.

De olho na legislação

A resolução 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece que, a cada pneu novo vendido no Brasil, um considerado “inservível” receba a devida destinação por parte das fabricantes. Além disso, toda cidade a partir de 100 mil habitantes deve ter pelo menos um ponto de coleta, que pode ser público (como os chamados “Ecopontos” das prefeituras) ou privado (dentro de revendas).

Escrito por

Talita Morais

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