Entenda a importância da manutenção preventiva de seu carro

Notícias 14 de fevereiro de 2019 Da Redação, com assessoria 0

A manutenção preventiva de carros feita por um mecânico é muito mais completa do que a trivial que a maioria dos motoristas costumam fazer antes de pegar a estrada no feriado. Além de garantir a segurança dos ocupantes, evita-se o nervosismo de ficar parado na estrada e os gastos inesperados com um guincho.

Importância manutenção preventiva

“A manutenção preventiva é fundamental, e muitas vezes pode sair mais em conta que a corretiva”, comenta José Márcio, mecânico da Champion Serra, de Belo Horizonte (MG). “Superaquecimento e correia de motor arrebentada causam grandes transtornos, interrompendo completamente a viagem.”

LEIA MAIS: Carros tunados: veja 40 modelos modificados 

Gol, Uno, Corolla e Civic: relembre o antes e depois de carros consagrados ao longo dos anos

O mecânico avisa que a manutenção preventiva deve ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem, porque alguns ajustes podem ser necessários. Somente na loja onde trabalha, são 37 itens checados. “Quando se faz o balanceamento de rodas e o alinhamento de direção, já dá para identificar se há outras coisas com problemas, como o amortecedor, por exemplo.” Ele cita revisão de freios, velas do motor, correia dentada do motor como alguns dos itens que precisam ser checados no carro.

Novas ferramentas

Além da manutenção preventiva feita nas mecânicas, há outras ferramentas que permitem a identificação de falhas nos veículos. O dispositivo Engie, por exemplo, é um gadget que se conecta na entrada OBD2 do carro e analisa mais de 10 mil itens, avisando automaticamente pelo aplicativo se há algum problema. Ele também indica os tipos de reparos necessários.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O dispositivo é compatível com modelos do ano 2002 (para álcool e gasolina) e 2005 (para diesel) em diante.

Na galeria, relembre alguns carros casca-grossa que encaram qualquer desafio.

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *