Entenda a diferença entre freios ABS e EBD

Para qualquer motorista, é importante saber quais são os sistemas de segurança presentes no veículo. No caso dos freios, siglas como ABS e EBD podem causar confusão. Entendê-las pode tornar sua condução mais segura.

O freio ABS (Anti-lock Braking Syste) é um sistema de segurança que impede o bloqueio das rodas durante uma frenagem de emergência. Quando os sensores de rotação do ABS percebem que a roda está prestes a travar, a unidade de comando retira a pressão do pedal.

Por exemplo, se o condutor está em alta velocidade e por algum motivo precisa frear rapidamente, o sistema ABS evita esse travamento por meio de sensores de velocidade presentes no conjunto de rodas. Ele ainda faz com que o motorista tenha controle do automóvel. Esse sistema vai proporcionar a melhor dirigibilidade do veículo.

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Freios EBD funcionam como um complemento do sistema EBS|Foto: Leo Alves/Garagem 360

“Ele monitora se o conjunto de rodas está sofrendo um travamento. Assim, o módulo de comando do sistema faz com que o freio seja liberado gradativamente, fazendo com que haja um corte de pressão das rodas. Além disso, como isso acontece várias vezes, é comum que o condutor sinta trepidação no pedal”, explica Silvia Faria Lombriller, professora de engenharia automotiva do Instituto Mauá de Tecnologia.

Muita gente não sabe, mas os custos com a manutenção de rodas pode diminuir com o sistema ABS. Segundo Silvia, além de impedir o travamento de rodas, ele também evita o desgaste de rodas, principalmente em veículos com cargas pesadas, como carretas e caminhões. “Isso acontece porque o sistema evita um atrito brusco com o solo quando se tem uma frenagem inesperada e com força”, explica a professora.

Já os freios EBD (Eletronic Brake Distribuition) são utilizados como um complemento para o ABS e regulam a intensidade da aplicação dos freios, distribuindo a força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras. “Os freios EBD não são um sistema de freio, e sim um sistema acoplado ao sistema de freio”, diz Silvia.

O objetivo do EBD é dosar a quantidade de força de frenagem de acordo com a situação de aderência de cada roda. Por exemplo, quando o porta-malas estiver carregado e houver mais peso sobre as rodas traseiras, o sistema determinará para elas uma frenagem maior. Sem isso, o veículo demoraria mais tempo para parar.

“Por isso, em alguns automóveis, além do ABS, também é utilizado o EBD. Com ele, durante a frenagem, é possível ter mais conforto, já que o EBD vai dosar o controle de pressão, sem que haja trancos durante a frenagem”, disse Silvia.

É importante lembrar que ambos os sistemas precisam receber inspeção de acordo com a recomendação do fabricante. “O manual de cada veículo traz uma recomendação diferente. De qualquer maneira, existem possíveis modos de falhas. Ao ter problemas no funcionamento eletrônico, o sistema de freios pode ficar comprometido. Quando isso ocorre, uma luz amarela se acende no painel e indica as presença de anomalia”, disse Silvia. Ainda segundo a professora, quando a luz estiver acesa, o ideal é que o motorista leve o veículo à assistência técnica para que se faça a leitura de falha.

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Talita Morais
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