Entenda a diferença dos preços da Tabela Fipe e os valores reais dos carros

Saiba de uma vez por todas qual a diferença dos preços da Tabela Fipe e os valores reais dos carros e sane todas as suas dúvidas; confiar os detalhes!

Quem nunca olhou a Tabela Fipe e se surpreendeu com os valores de determinados automóveis encontrados lá? Bem, todo mundo sabe que essa tabela é utilizada para determinar o valor venal dos automóveis, mas e quanto ao preço real?

Para melhor entender, há uma diferença entre os preços que constam ali e os que são considerados realmente reais para a compra de venda dos veículos, e entender esses pontos pode ser essencial para esse tipo de transação.

Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!

O que é a Tabela Fipe? Entenda do início

Que tal começarmos do início para que você não tenha mais nenhuma dúvida? Bem, como já dito, todo mundo sabe que o preço encontrado na Tabela Fipe serve para determinar os valores de compra e venda dos automóveis, mas o que isso realmente quer dizer?

Basicamente, o valor venal, que é justamente o que consta na Fipe, diz respeito a uma estimativa média sobre a valiosidade daquele item, nesse caso, de determinado veículo.

Ou seja, quando você vai pagar o IPVA, por exemplo, as porcentagens incidem justamente sobre esse valor. O que acontece é que a tabela é atualizada de forma mensal, mas podemos pontuar um pequeno problema nisso: a discrepância com os valores reais.

Se informe ainda mais: Dá pra confiar? Tabela Fipe registra valorização em carros seminovos da GWM

O que determina os preços da Tabela Fipe?

Os preços encontrados na Fipe são determinados a partir de uma média nacional referente ao valor dos automóveis. Para isso, leva-se em conta aspectos como:

  • A marca
  • O ano de fabricação
  • A versão (junto de suas especificações)

Porém, o grande ponto é o seguinte: os carros sofrem variações constantes, e às vezes, a Fipe não atualiza no tempo “ideal” para acompanhar tanto a valorização quanto a desvalorização, e é aí que entra o que chamamos de valores reais.

Isto é, pode ser que um novo lançamento da marca X chegue ao mercado hoje. Isso, automaticamente, pode desvalorizar um pouco mais um modelo Y que foi lançado há um tempo. O que acontece? O valor atualizado da Fipe só sairá no mês seguinte, graças às novas ponderações.

Preciso vender meu carro pelo preço que está na Fipe?

Nem sempre! É preciso levar em conta justamente o valor real do automóvel. Existem proprietários que podem optar pela venda acima da tabela, enquanto outros oferecem valores inferiores.

Isso porque, como dito, a Fipe consiste em uma ponderação dos valores gerais. Agora, para determinar o preço real de um carro, é preciso levar em conta fatores como:

  • Estado de conversação
  • Manutenções e reparos
  • Melhorias no automóvel
  • Itens exclusivos
  • Entre outras coisas do tipo

Por fim, é sempre importante analisar bem antes de fechar uma compra/venda, ok?!

Aproveite para conferir: Mercedes-AMG lança G 63 de edição limitada de 1.000 unidades (apenas 16 para o BR)

Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile