Engenheiros da Ford criam sistema antiaranha para o Focus RS
Dispositivo visa impedir a entrada de teias no tubo evaporador de combustível
A Ford está desenvolvendo um sistema curioso para o Focus RS. Trata-se de um dispositivo que evita a entrada de teias de aranha no tubo evaporador de combustível, fato muito comum na América do Norte. Por conta desta criação, os engenheiros que trabalham no projeto foram chamados de “Spidermen” (Homens-Aranha) e até tornaram-se personagens de uma divertida história em quadrinhos. Atualmente, a novidade está disponível somente nos Estados Unidos.
Como explica a montadora, as chamadas aranhas amareladas possuem uma particularidade: gostam de fazer ninhos dentro dos automóveis. Ao invés de usar teias para capturar as presas, elas tecem um casulo para abrigar seus ovos. E seus locais preferidos são justamente os dutos de combustível, o que acaba bloqueando a saída de vapor. Com isso, o desempenho do automóvel ficar reduzido.
Sistema
O dispositivo funciona como um conjunto de telas protetoras projetado para integrar-se ao sistema mecânico sem causar interferências ou danos internos. Produzido em material especial e perfeitamente atado aos dutos, ele preserva o fluxo de ar e vapor do automóvel. De modo geral, o objetivo é manter os canais de evaporação de combustível livres, que é um processo fundamental para a circulação entre o tanque e o filtro.
Para os condutores que ficaram curiosos com a novidade e desejam adquiri-lá, a boa notícia é que futuramente ela poderá ser encontrado em qualquer região do mundo e instalado em outros modelos da marca.