Energia solar como aliada dos carros elétricos é possível, avalia especialista

Segundo especialista, fontes renováveis como energia solar e eólica devem ser grandes aliadas do desenvolvimento de carros elétricos, veja.

A utilização de energia solar para o abastecimento de carros elétricos é possível, além de ser solução mais sustentável, segundo especialista. Veja mais informações.

Segundo especialista, fontes renováveis como energia solar e eólica devem ser grandes aliadas do desenvolvimento de carros elétricos (Foto: Pixabay)

Carros elétricos: energia solar e eólica são aliadas do tipo de propulsão

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, a ABVE, as vendas dos veículos elétricos registraram um aumento de 78% nos primeiros quatro meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.

É certo que o tipo de propulsão está ganhando mais espaço no mercado nacional, no entanto, ainda há muitas dúvidas e dificuldades no segmento, como o alto valor necessário para o investimento.

Além disso, outro questionamento que ainda é comum está relacionado ao sistema de carregamento das baterias.

Para isso, Ricardo David, sócio-diretor da Elev,  esclarece como a energia solar e eólica podem ser a solução para a diminuição do impacto dos automóveis no meio ambiente.

Segundo o especialista, a energia que abastecerá automóveis virá de fonte limpa e renovável, energia essa que representa um total de 80% da produção energética do Brasil.

É importante considerar que os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que até 2035 espera-se que 60% da frota de automóveis no Brasil seja de carros elétricos.

Para ele, o impacto desse aumento no consumo de energia elétrica no Brasil, se houver um planejamento e estruturação para essa demanda, poderá ser integralmente suprido por fontes de energia alternativas. Não apenas a solar, mas também a eólica.

Energia eólica também pode ser fonte sustentável (Foto: Pixabay)

“O Brasil está na lanterna da corrida pela eletrificação dos automóveis. Porém essa é a solução mais viável para o atual momento. Nesse paradoxo, ainda temos algo que foi pouco explorado e que será uma transformação neste momento de transição dos automóveis à combustão para os elétricos: a energia solar.”

Ricardo esclarece que é possível acabar com a poluição causada pelos veículos por meio da ação em conjunto para o desenvolvimento do setor de energia solar e dos carros elétricos.

“É de se estranhar que essa realidade não tenha ainda chegado a nosso país, ainda mais quando lembramos que somos o fornecedor de lítio para a produção de baterias para inúmeras montadoras do mundo, como é o caso da Tesla.”

Ele ainda ressalta que o desenvolvimento de estratégias que unem a energia solar e os carros elétricos também deve ser a saída para fortalecer, não apenas o setor dos automóveis elétricos, como toda a economia do Brasil.

“Agora é o momento de buscarmos uma conciliação, que possibilite que o combustível do futuro venha do céu. O sol, que é praticamente um símbolo nacional, também pode ser a saída para a crise dos combustíveis, amplificando ainda mais a capacidade do nosso país de se desenvolver economicamente.”

O especialista acredita em um futuro em que haja a possibilidade de produzir energia solar para abastecer uma frota crescente de automóveis elétricos.

No qual o setor público diminua as suas despesas com automóveis por meio de eletrificados e que toda essa energia possa ser proveniente de um recurso que não é escasso e que não sofre variações tão constantes como os combustíveis fósseis.

Por fim, ele finaliza explicando que o Governo precisa observar o crescimento do setor da eletromobilidade e da produção de energia alternativa, para que possamos ter uma política cruzada, que busque um crescimento ordenado de ambos os setores.

“Esse momento de alta dos combustíveis deveria ser um momento de reflexão: vamos continuar esperando o novo aumento ou vamos trabalhar para transformar as fontes energéticas dos veículos no Brasil?”

Tempos de alta dos combustíveis deve servir de reflexão para novas possibilidades (Foto: Pixabay)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile