Encontro de carros antigos vai homenagear a Puma nesta terça-feira em São Caetano (SP)
A fabricante Puma, que produziu clássicos esportivos brasileiros entre 1966 e 1990, será homenageada no encontro de carros antigos nessa quarta-feira (09).
A fabricante Puma, que produziu clássicos esportivos brasileiros entre 1966 e 1990, será homenageada no encontro de carros antigos nessa quarta-feira (09). O evento acontece no ParkShopping São Caetano, no ABC Paulista. A entrada é gratuita para visitantes e pretende reunir cerca de 50 modelos da empresa, incluindo o Puma DKW e o GT 1500. Quem quiser exibir seus modelos deve contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao fundo de solidariedade do município.
[info_box title=”Encontro de Carros Antigos – ParkShoppingSãoCaetano”]
Data: 09 de janeiro
Horário: 19h
Local: Estacionamento externo
Endereço: Alameda Terracota, 545, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Horário de funcionamento do Shopping
Lojas: De segunda a sábado, das 10h30 às 22h30; domingos e feriados, das 14h às 20h
Praça de Alimentação: Segunda a sábado, das 11h às 23h; domingos e feriado, das 11h às 22h
Informações: 4003-4174 e www.parkshoppingsaocaetano.com.br
Além dos esportivos, o encontro também vai homenagear os buggys. Esses veículos tiveram a produção iniciada em 1968, quando a Glaspac criou a primeira versão. Desde então, diversos outros modelos foram criados por outras empresas, como a Kadron.
Na galeria, relembre alguns modelos que foram derivados do Fusca, incluindo o Puma GT.
VW Kübelwagen: utilizou a plataforma e mecânica do Fusca durante a II Guerra Mundial, sendo uma das primeiras variações do besouro |Foto: By AlfvanBeem (Own work) [CC0], via Wikimedia Commons
VW Kübelwagen |Foto: By Joost J. Bakker from IJmuiden (Volkswagen Type 82 KübelwagenUploaded by Oxyman) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Porsche 356: a história de Porsche e Fusca se confunde ao longo dos anos; um dos primeiros modelos da marca alemã utilizava mecânica VW; reza a lenda que até os faróis eram os mesmo do Fusca… |Foto: Divulgação
Porsche 356 |Foto: Divulgação
VW Kombi: a “velha senhora” não escondia seu parentesco com o Fusca; até mesmo seu entre-eixos tinha os mesmo 2.400 milimetros do besouro |Foto: Diulgação
Em 1975 a VW Kombi recebia sua primeira reestilização no Brasil|Foto: Divulgação
VW Kombi |Foto: Divulgação
VW Kombi |Foto: Divulgação
VW Kombi |Foto: Divulgação
Em 1997, a Kombi recebeu portas corrediças e injeção eletrônica no motor, além da versão luxuosa Carat |Foto: Divulgação
A última melhoria da Kombi no Brasil foi em 2006, quando ela recebeu motor 1.4 flex e refrigerado a água, aposentando o boxer 1.600 a ar |Foto: Divulgação
Em 2013 a Kombi se despediu com a série especial Last Edition |Foto: Divulgação
VW Karmann Ghia TC: sucessor do Karmann original, tentou se inspirar nos Porsches da época, mas sem o mesmo sucesso que seu antecessor |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00790.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
VW SP1/SP2: o esportivo encantava pelo visual, mas decepcionava em desempenho |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF0787.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
VW Brasília: hatch disfarçado de perua para pagar menos impostos, por conta da legislação da época, fez sucesso durante os nove anos em que ficou em linha |Foto: Divulgação
Puma GT: assim como muitos fora de série da época, também usava mecânica e plataforma do Fusca |Foto: CC BY-SA 3.0, Link
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.