A fabricante Puma, que produziu clássicos esportivos brasileiros entre 1966 e 1990, será homenageada no encontro de carros antigos nessa quarta-feira (09). O evento acontece no ParkShopping São Caetano, no ABC Paulista. A entrada é gratuita para visitantes e pretende reunir cerca de 50 modelos da empresa, incluindo o Puma DKW e o GT 1500. Quem quiser exibir seus modelos deve contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao fundo de solidariedade do município.
[info_box title=”Encontro de Carros Antigos – ParkShoppingSãoCaetano”]
Data: 09 de janeiro
Horário: 19h
Local: Estacionamento externo
Endereço: Alameda Terracota, 545, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Horário de funcionamento do Shopping
Lojas: De segunda a sábado, das 10h30 às 22h30; domingos e feriados, das 14h às 20h
Praça de Alimentação: Segunda a sábado, das 11h às 23h; domingos e feriado, das 11h às 22h
Informações: 4003-4174 e www.parkshoppingsaocaetano.com.br
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Além dos esportivos, o encontro também vai homenagear os buggys. Esses veículos tiveram a produção iniciada em 1968, quando a Glaspac criou a primeira versão. Desde então, diversos outros modelos foram criados por outras empresas, como a Kadron.
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Na galeria, relembre alguns modelos que foram derivados do Fusca, incluindo o Puma GT.
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VW Kübelwagen: utilizou a plataforma e mecânica do Fusca durante a II Guerra Mundial, sendo uma das primeiras variações do besouro |Foto: By AlfvanBeem (Own work) [CC0], via Wikimedia Commons
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VW Kübelwagen |Foto: By Joost J. Bakker from IJmuiden (Volkswagen Type 82 KübelwagenUploaded by Oxyman) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
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Porsche 356: a história de Porsche e Fusca se confunde ao longo dos anos; um dos primeiros modelos da marca alemã utilizava mecânica VW; reza a lenda que até os faróis eram os mesmo do Fusca… |Foto: Divulgação
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Porsche 356 |Foto: Divulgação
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VW Kombi: a “velha senhora” não escondia seu parentesco com o Fusca; até mesmo seu entre-eixos tinha os mesmo 2.400 milimetros do besouro |Foto: Diulgação
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Em 1975 a VW Kombi recebia sua primeira reestilização no Brasil|Foto: Divulgação
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VW Kombi |Foto: Divulgação
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VW Kombi |Foto: Divulgação
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VW Kombi |Foto: Divulgação
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Em 1997, a Kombi recebeu portas corrediças e injeção eletrônica no motor, além da versão luxuosa Carat |Foto: Divulgação
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A última melhoria da Kombi no Brasil foi em 2006, quando ela recebeu motor 1.4 flex e refrigerado a água, aposentando o boxer 1.600 a ar |Foto: Divulgação
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Em 2013 a Kombi se despediu com a série especial Last Edition |Foto: Divulgação
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VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
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VW Karmann Ghia: utilizava a plataforma e mecânica do Fusca |Foto: By MaGioZal (Own work) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
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VW Karmann Ghia |Foto: By AlfvanBeem (Own work) [CC0], via Wikimedia Commons
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VW 1600: o popular Zé do Caixão foi uma tentativa da VW de ter um sedã com mais espaço que o Fusca, porém ele não agradou o mercado |Foto: Divulgação
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VW 1600 “Zé do Caixão” |Foto: By Alfacevedoa (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
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VW Variant: a perua era mais um veículo derivado do Fusca |Foto: Divulgação
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VW TL: o cupê era mais um com parentesco no Fusca |Foto: Divulgação
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VW TL |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF2593.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
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VW TL |Foto: By Alfacevedoa (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
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VW Karmann Ghia TC: sucessor do Karmann original, tentou se inspirar nos Porsches da época, mas sem o mesmo sucesso que seu antecessor |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00790.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
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VW Karmann Ghia TC |Foto: By Jack O’Neill – Own work, CC BY-SA 3.0, Link
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VW SP1/SP2: o esportivo encantava pelo visual, mas decepcionava em desempenho |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF0787.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
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VW SP2 |Foto: By Andrés Sebastián Miglio – ARGENTINA (My VW SP2) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
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VW SP2 |Foto: By Benutzer:Brunswyk (Own work (Original text: Benutzer:Brunswyk)) [CC BY-SA 3.0 de], via Wikimedia Commons
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VW Brasília: hatch disfarçado de perua para pagar menos impostos, por conta da legislação da época, fez sucesso durante os nove anos em que ficou em linha |Foto: Divulgação
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VW Brasília |Foto: Por Reginaldo reginaldodecampinas.com – Próprio, Domínio público, Ligação
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VW Brasília |Foto: Por Reginaldo reginaldodecampinas.com – Próprio, Domínio público, Ligação
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VW Brasília |Foto: Por Reginaldo reginaldodecampinas.com – Próprio, Domínio público, Ligação
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VW Variant II: a segunda geração da perua também derivava do Fusca, embora o visual fosse inspirado na Brasília |Foto: Divulgação
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VW Variant II |Foto: By Olimor (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
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Puma GT: assim como muitos fora de série da época, também usava mecânica e plataforma do Fusca |Foto: CC BY-SA 3.0, Link