Enchentes e alagamentos aumentam acionamentos de seguro auto em 15%

O verão traz condições favoráveis para chuvas fortes e, com elas, enchentes; saiba se o seguro auto cobre prejuízos causados por alagamentos

O verão 2023 trouxe condições favoráveis para chuvas fortes, granizo, ventanias e raios, e com isso, uma série de problemas para o motorista. Nesta mesma estação, no ano passado, o número de acionamentos de seguro auto por causa de enchentes e alagamentos aumentou 15% em relação a igual período do ano anterior. Os dados são da Youse, plataforma de seguros 100% digital.

As assistências de reboque, auto socorro após pane e meio de transporte alternativo lideraram os acionamentos na seguradora.

Saiba o que seguro auto cobre em caso de enchentes e alagamentos

Apólice do seguro auto pode conter serviços e assistências para situações de enchente (Foto: FernandoFrazão/AgênciaBrasil)

Arthur Carvalho, diretor de Sinistros e Operações da Youse, lista algumas coberturas que a apólice do seguro auto traz para a proteção em momentos de tempestades.

“A cobertura de alagamento e eventos da natureza garante a proteção do veículo em casos de inundação, granizo, ressaca, ventos fortes e outros eventos naturais com velocidade igual ou acima de 54 km/h. Neste caso, o cliente recebe indenização integral do seguro se o prejuízo do carro ultrapassar 75% do valor definido pela Tabela Fipe – quando os custos ultrapassam este valor, significa que o carro deu perda total (PT). O pagamento da indenização é feito até 30 dias após o envio da documentação”, explica Carvalho.

Além da cobertura para eventos naturais, alguns serviços e assistências também podem ser acionados durante temporais, como reboque, meio de transporte alternativo, higienização e reparos completos.

“Se o carro não puder rodar pelos próximos dois dias, as assistências preveem aluguel de carro popular, táxi, e passagens. No caso do carro reserva, o cliente tem direito a usar por até 30 dias um veículo popular ou intermediário, tendo gastos apenas com as despesas extras”, ressalta o executivo.

Carro reserva pode ser acionado em caso de perda de veículo em alagamento (Foto: FernandoFrazão/AgênciaBrasil)

Arthur Carvalho dá algumas dicas práticas para esses momentos de imprevisto. “Alguns cuidados específicos com a manutenção do veículo podem ser cruciais em dias de chuva”:

  1. Verificar a vida útil e especificações da bateria, para evitar uma sobrecarga do sistema elétrico. 
  2. Fazer manutenção de funcionalidades como limpador de parabrisa, lanternas, pneus e sistema de freios.
  3. Evite estacionar ou dirigir até locais já conhecidos por alagamentos. 
  4. Se for surpreendido por uma enchente, saiba que para atravessar sem correr riscos, a água não deve atingir o assoalho – o nível deve estar na altura da metade da roda. Na dúvida, evite atravessar.
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile