Empresa chinesa planeja colocar 100 carros autônomos em operação

Não é somente a Tesla que investe em tecnologia para carros autônomos. A montadora chinesa FAW Group, investe na tecnologia e pretende desenvolver uma frota de até 100 veículos autônomos em circulação em dois anos, saiba mais.

FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos (Foto: Divulgação)

FAW Group investe em carros autônomos

A montadora chinesa FAW Group lançou um projeto chamado “Rede Inteligente de Qizhichuncheng”. Trata-se do desenvolvimento de uma rede inteligente de transporte com carros autônomos que usa carros elétricos como veículos de transporte na cidade de Changchun, na China.

O desenvolvimento se dá através da criação de um roteiro específico para que os carros elétricos que também possuem nível 4 de autonomia, possam circular de forma independente.

Veja também: Sabe como funcionam os carros autônomos? Descubra aqui!

Dentro do projeto, para que isso aconteça, os veículos compartilharão um sistema de agendamento na nuvem, com itinerários, rotas e demais informações que auxiliam o trajeto completo.

Os estudos e testes feitos pela montadora já passam dos 30 mil km rodados e devem continuar até que sejam totalmente aprovados.

A primeira fase do projeto

Segundo o portal chinês It Home, a primeira fase de todo o projeto estabelece a construção de 10,5 km de estradas inteligentes e quatro unidades do modelo em questão já em atuação e operação nas estradas (como protótipos).

Ainda segundo o portal, há mais etapas para serem concluídas. O departamento de engenharia de tráfego local solicitou mais detalhes de todo o programa para que análises de segurança sejam feitas e o projeto possa seguir.

A montadora quer ampliar a circulação dos veículos, para isso, prevê ampliar a quilometragem das estradas inteligentes para 52,7 km, e aumentar a frota de quatro para 20 veículos em circulação.  

FAW Group desenvolve projeto para sistema de viagens com carros autônomos (Foto: Divulgação)

Dois anos para a segunda fase do projeto de carros autônomos

A segunda fase do projeto tem previsão para ser colocada em prática em até dois anos. Nela, a montadora já lançará nas ruas centenas de veículos com a tecnologia para testar a ação dos mesmos.

Sobre a FAW Group

Lançada em 1956, a FAW Group é uma fabricante chinesa com uma cartela de produtos de carros e caminhões. Atualmente, a montadora está focada no desenvolvimento de frota elétrica e autônoma.

De acordo com o Esboço do Plano de Desenvolvimento (2021-2025) e Estratégia de Inovação Tecnológica, a empresa pretende se tornar uma empresa ecologicamente correta até em 2025, com uma frota zero (ou quase zero) emissão de carbono.

O projeto ainda afirma que a FAW se tornará um provedor de serviços de mobilidade de classe mundial e ecologicamente correto até 2025. “É nossa missão criar uma marca automotiva nacional bem conhecida, construir uma indústria automotiva forte e oferecer aos clientes uma experiência agradável, e abrir um novo caminho para a transformação e atualização da indústria automobilística chinesa na nova era,” Afirma o plano.

Além disso, a montadora espera que suas vendas anuais cheguem a 6,5 milhões de unidades de veículos, com receita anual de vendas de até 1 trilhão de yuans, para se tornar uma montadora reconhecida mundialmente, e não atuar somente no mercado asiático.

“Após cinco a dez anos de trabalho árduo, atingiremos a meta de transformar a FAW em uma empresa de classe mundial”, disse o presidente do BOD e secretário do Comitê do Grupo CPC FAW Xu Liuping.

presidente do BOD e secretário do Comitê do Grupo CPC FAW, Xu Liuping (Foto: Divulgação)
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Fechar
Sair da versão mobile