Empresa chega para amenizar um dos problemas dos carros elétricos

As vendas de carros elétricos no Brasil crescem a cada ano, mas a infraestrutura de recarga dos veículos não tem acompanhado.

O Brasil fechou o ano de 2022 com cerca de 50 mil carros elétricos emplacados até dezembro, um aumento de 41% sobre 2021, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). No entanto, a infraestrutura para carregamentos desses veículos ainda é um desafio, com dificuldades de implantação e gerenciamento dos carregadores, o que causa diversos problemas de uso para os motoristas.

De olho nesse cenário, o empresário Rica Legname criou a Spott, empresa que chega ao mercado trazendo soluções próprias que prometem mais simplicidade, facilidade e economia para o ecossistema dos carros elétricos.

Saiba como a Spott pretende facilitar o carregamento de carros elétricos

Expansão dos pontos de recarga de carros elétricos é uma necessidade no País (Foto: Divulgação/XPeng Motors)

Após trabalhar por mais de quatro anos acompanhando o nascimento e desenvolvimento dos carros elétricos junto à Fórmula E, com passagens por empresas como a Jaguar Land Rover, Legmane identificou um dos principais problemas para o crescimento do mercado brasileiro de veículos elétricos.

“Vimos custos muito altos e um tempo muito longo na implantação de pontos de recarga, além de um retorno do investimento quase nulo, ou muito demorado, com uma desorganização na forma de gerenciamento dos pontos. Já os motoristas encontram dificuldades de disponibilidade, falta de informações transparentes e também uma experiência um tanto complicada”, afirma o empresário.

Legmane define a atual infraestrutura de carregamento para carros elétricos como “bastante engessada”, trazendo fornecedores que trabalham sempre individualmente, cada um de uma forma e sem possibilidade de controle, dificultando assim o trabalho dos Operadores de Pontos de Recarga (CPOs) – ou eletropostos. 

“Além desse ecossistema fechado, há um alto custo de infraestrutura, dificultando a expansão e ainda um gerenciamento ineficiente de sobrecarga e limite seguro de uso”, afirma. 

Já do lado do motorista, os principais entraves são a necessidade de possuir interfaces diversas para conseguir carregar o veículo – visto que, dependendo da marca do carregador, é um necessário o uso de um app diferente, além de problemas estruturais, como dificuldade de pagamento e até de entender o tempo que uma carga vai levar.

Segundo o empresário, a Spott chega para resolver primordialmente o problema gerencial do carregamento para carros elétricos, “proporcionando uma interface inteligente e intuitiva para quem oferece o carregador e a energia, o CPO”. 

O produto criado pela startup é o Charge Management System (CMS), uma plataforma de gerenciamento de toda a infraestrutura dos carregadores, dando controle absoluto da operação, incluindo a possibilidade de cobrança pela energia e pelo uso dos carregadores.

“Esse gerenciador traz diversos tipos de relatórios, dados em tempo real de uso dos carregadores, recebimento da receita das recargas direto na conta e otimização da operação como um todo – e tudo isso na nuvem”, afirma Renato Vicentini, chefe de Tecnologia da Spott.

SmartSpott permite instalação de carregadores simultâneos (Foto: Divulgação/Spott)

“Queremos ajudar o CPO a monetizar sua rede de carregamento de veículos elétricos, dando um suporte a modelos de negócios inovadores e melhorando a experiência do cliente”, acrescenta.

Dentro da plataforma, a Spott ainda integrou uma tecnologia batizada de SmartSpott, solução que garante a estabilidade e a disponibilidade dos carregadores de carros elétricos por meio de um carregamento inteligente.

“O SmartSpott permite que o CPO instale até três vezes mais carregadores, usando a infraestrutura elétrica já existente em seu local, porque consegue administrar a carga disponibilizada entre todos de acordo com o seu uso. Ou seja, ele mede ininterruptamente a energia consumida e a distribui igualmente entre os pontos de recarga. Isso permite que o negócio atinja um maior potencial cercado de segurança através da tecnologia”, explica Rodrigo Tobias, diretor da área de Inovação.

A plataforma é 100% aberta, permitindo que o operador de eletropostos escolha, entre uma ampla variedade de fabricantes, quais carregadores farão parte da sua rede. Isso traz liberdade, mais economia e facilita a expansão e ampliação das redes de recarga.

Experiência do usuário

Imagem ilustrativa (Foto: AdobeStock)

A Spott se preocupou em propiciar uma experiência positiva ao motorista de carro elétrico. Por meio de um aplicativo gratuito, o usuário consegue ver a localização, o acesso e a disponibilidade dos carregadores conectados à rede Spott e monitorar o carregamento em tempo real, evitando surpresas desagradáveis, como o carregamento interrompido por algum imprevisto, por exemplo.

O app é universal, ou seja, funciona com diversas redes de eletropostos e ainda tem um histórico de todas as transações realizadas, valores, consumo de KW/h e diversas outras informações.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile