Embreagem: como funciona e quando é hora de trocar?

Antes de entender quando é a hora certa de trocar a embreagem, é preciso saber como funciona. Veja a seguir em detalhes como funciona e quando é a hora de realizar uma manutenção.

veja quando se deve trocar a embreagem do carro (Foto: Pixabay)

O que é o sistema de embreagem

A Tracker, empresa focada no desenvolvimento e comercialização de tecnologias, produtos, serviços e soluções em rastreamento, monitoramento e telemetria, explica que a embreagem do carro é uma parte essencial para o funcionamento adequado da transmissão, permitindo interromper o engate entre o movimento do motor e das rodas para que se faça a mudança de marchas.

Os componentes do sistema de embreagem

As peças que compõem o sistema da embreagem são o pedal, cabo, componentes hidráulicos, disco de embreagem e platô ou placa de pressão. O sistema faz parte da transmissão do carro, que tem a função de levar a força gerada no motor para o câmbio e, posteriormente, para as rodas, impulsionando o veículo.

VEJA TAMBÉM

Dessa forma, a embreagem serve para permitir que a troca de marchas seja feita de maneira segura e controlada, desperdiçando o mínimo de energia possível e sem forçar as partes móveis da transmissão, o que poderia causar danos e acidentes.

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

A transmissão e a embreagem trabalham em conjunto (Foto: Pixabay)

O jeito certo de usar a embreagem

Você não leu errado, há sim um jeito correto de usar o sistema, como falamos já em outras reportagens de manutenção, um mau condutor agrava os riscos de desgaste de qualquer componente de um veículo.

Hábitos ruins na direção aumentam o desgaste dos componentes mecânicos e poucos sistemas sofrem tanto com isso quanto a embreagem.

Como ela trabalha constantemente com fatores como tensão e atrito, o uso incorreto e a falta de cuidados básicos com o automóvel são fatores que podem aumentar o desgaste da embreagem do carro.

Para evitar o desgaste excessivo, o ideal é evitar apoiar o pé sobre o pedal. Essa prática provoca um acionamento parcial, ou seja, a mola é levemente pressionada, retirando um pouco da pressão entre o platô e o disco.

Similar a isso é o pressionamento excessivo do pedal. Por exemplo, segurar o carro engatado na subida, sem pressionar os freios. Por mais que pareça uma demonstração de habilidade, é mais uma demonstração de que se desconhece o funcionamento do componente.

O acionamento da embreagem do carro deve ser suave e gradativo. Sempre que você pisa no pedal de forma ríspida ou não ajusta o giro do motor para a marcha correta, pode causar desgaste no sistema de transmissão como um todo.

Imagem Ilustrativa

A hora de trocar o sistema

Geralmente, a embreagem do carro tem vida útil de 100 mil quilômetros, mas diversos fatores podem diminuir sua vida útil, como dirigir de maneira incorreta, acidentes e falta de manutenção do veículo. Veja cinco sinais que te avisam que está na hora de trocar o sistema.

  • Embreagem muito rígida: Pode ser sinal de desregulação no cabo, como tensão excessiva. Quando isso acontece, o cabo pode romper e impedir o engate do veículo.
  • Pedal alto: Também pode ser desgaste ou falta de regulagem, o ideal é que a liberação da embreagem ocorra a partir da metade do curso.
  • Trepidação excessiva: A trepidação pode ser causada pela falta de lubrificação entre os componentes, e é um sinal que o sistema pode vir a quebrar em breve.
  • Barulhos no pedal: Caso ao acionar o sistema você ouve sons como chiados e estalos fique atento! Isso pode ser sinal de problema no rolamento ou em todo o conjunto.
  • Embreagem patinando: Se mesmo após soltar a embreagem e o carro demora pra engatar corretamente, tome cuidado. Normalmente isso significa desgaste no disco ou no platô.

O carro dá sinais de que está na hora de trocar o sistema (Foto: Pixabay)
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Fechar
Sair da versão mobile