Embraer prevê mais de 200 carros voadores no Rio em 3 anos
A Embraer divulgou os planos de iniciar as atividades com carros voadores no Brasil a partir de 2026, veja os detalhes.
De acordo com os planos da empresa de carros voadores da Embraer, cerca de 4,5 milhões de pessoas poderão ser transportadas através do tipo de locomoção no Rio de Janeiro, até 2035. As atividades devem ser iniciadas em 2026, entenda o processo.
Carros voadores serão realidade no Brasil a partir de 2026: entenda os planos da Embraer
A Embraer possui uma empresa voltada para o desenvolvimento de carros voadores, a Eve. A marca divulgou essa semana o seu plano estratégico para iniciar as atividades no estado do Rio de Janeiro a partir de 2026.
De acordo com a empresa, cerca de 200 carros voadores do modelo eVTOL transportem um média de 5,4 milhões de passageiros na região do Rio de Janeiro. Além disso, a Eve estima que haja em média 37 locais apropriados para pouso e decolagem na região, bem como uma frota de 200 carros voadores em plena atividade.
O relatório divulgado pela Embraer no último dia 4 de abril sobre os planos de mobilidade urbana no Brasil, explica que os 200 veículos que devem estar em operação em 2035 terão a capacidade de realizar viagens cujo o trajeto seja entre 16 e 48 km. Para esse percurso, a duração média será entre 7 e 17 minutos.
De forma inicial, o eVTOL terá a capacidade de transportar até 4 passageiros além do piloto. No entanto, esse valor pode aumentar para 6 passageiros quando houver atualização para uma condução 100% autônoma.
Rio de Janeiro terá 37 locais para pouso e decolagem dos carros voadores
Por fim, dos 37 vertiportos (locais adaptados para pouco e decolagem dos carros voadores tipo eVTOL), dois já foram divulgados, sendo eles o aeroporto de Galeão e o Centro Empresarial Henrique Simonsen, situado na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, capital do estado.
Até o momento, ainda não há uma previsão de quanto custará cada viagem através do eVTOL, no entanto, conforme explica a Embraer, o carro voador será capaz de oferecer mobilidade mais acessível no comparativo com os helicópteros.
Os planos são derivados de um projeto desenvolvido em conjunto com mais onze parceiros, como a Agência de Aviação Civil do Brasil, a Anac, e o Departamento de Controle do Espaço Aéro.
Conheça o eVTOL
Por aqui já explicamos alguns detalhes do funcionamento do carro voador desenvolvido pela Embraer. O modelo tem uma aparência semelhante aos helicópteros, e assim como eles, faz pouso e decolagens verticais, e não necessita de uma longa pista como os aviões, por exemplo.
Os modelos desenvolvidos atualmente focam na motorização elétrica, o que garante ainda uma condução mais silenciosa. Porém, há projetos que já preveem a condução de forma autônoma.
Em fevereiro desse ano, a Embraer oficializou a certificação do modelo no Brasil. Na época, a marca afirmou que a aeronave é projetada com foco nos usuários e fornecerá um novo método de transporte seguro e confortável, com baixo ruído e emissões zero de carbono.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.