Embraer fecha acordo para fornecer carros voadores; entenda

Os chamados “carros voadores ” da  Eve Urban Air Mobility (subsidiária da Embraer) estão ganhando em força em várias partes do mundo. Na última segunda-feira (23/08), a  empresa anunciou mais uma parceria importante.

A partir de 2026, será a vez da  Ascent Flights Global Ltd, uma startup de Singapura, a receber os veículos. Isso faz parte do plano de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

carros voadores
Foto: Divulgação/Embraer

Embraer fecha  acordo para fornecer carros voadores

Este anuncio foi feito por meio de um comunicado em seu site oficial. De acordo com a empresa, o objetivo é “desenvolver um ecossistema robusto de UAM na região da Ásia Pacífico“. Para isso, a Eve irá fornecer até 100 mil horas de voo em Veículos Elétricos de Decolagem e Pouso Vertical (eVTOLs) a partir de 2026.

Ao todo,  até 100 unidades do veículo seriam cedidas para a plataforma Ascent em sus rotas atuais e futuras.

Leia mais: Recursos para compra de veículos em 2021 é de 45,2%, diz ANEF

carros voadores
Foto: Divulgação/Embraer

Os cingapurianos funcionam com um aplicativo sob demanda. A operação dos veículos (também conhecidos como EVA) será em conjunto com parceiros. Ao mesmo tempo, ela irá pagar pelo tempo de voo.

A lista de cidades onde os “carros voadores” irão operar é composta por:

  • Bangkok (Tailândia)
  • Manila (Filipinas)
  • Melbourne (Austrália)
  • Cidade de Singapura
  • Tóquio (Japão)

“A tecnologia inovadora de Eve, combinada com sua experiência em manufatura e serviços de cobertura global por meio da Embraer, nos dá a certeza de que teremos uma solução adequada aos complexos requisitos da região. O sistema operacional da Ascent integrado à frota da Eve e conectado ao seu UATM, oferecerá aos nossos parceiros a capacidade de crescer suas operações de mobilidade aérea urbana de forma substancial”, destacou Lionel Sinai-Sinelnikoff, fundador e CEO da Ascent.

Líder mundial

carros voadores
Foto: Divulgação/Embraer

E os planos da empresa da Embraer no setor de UAM em todo o mundo são ambiciosos. Ela tem como meta ser a líder na indústria de eVTOLs. Para isso, vem fazendo acordos com empresas de várias de regiões do planeta.

A Flapper, por exemplo, irá receber 25 “carros voadores” para rodar em três grandes capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Sem falar de outras localidades da América Latina. Outras duas empresas também já possuem acordos com a empresa. Elas são a Halo e a Blade Air Mobility.

Vale lembrar que a própria Ascent tinha feito um acordo com a empresa da Embraer. Os eVTOLs seriam usados pela empresa asiática em serviço de taxi aéreo, carga e transporte aeromédico. Hoje o serviço está sendo feito por helicópteros.

eVTOLs e gerenciamento

Foto: Divulgação/Embraer

E a empresa vem trabalhando forte para atingir seu objetivo. Um dos pontos do projeto são justamente os Veículos Elétricos de Decolagem e Pouso Vertical. Segundo comunicado da Eve, ele não emite sons e é de um veículo de zero emissões.

Ela descreve o mesmo como algo que possui “design simples e intuitivo”. No último mês de julho, um simulador de engenharia foi testado pela primeira vez. Já o modelo em escala deve surgir em outubro de 2020.

Já o projeto de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano da Eve está sendo importante para desenvolver “condições necessárias para voos UAM com alto potencial de expansão.”. Isso está sendo feito em colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar