Vídeo: Mercedes-Benz terá campo de provas de caminhões e ônibus no Brasil
Durante o 66º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), realizado entre 22 e 29 de setembro em Hannover, na Alemanha, a Mercedes-Benz anunciou o início das obras de um campo de provas no Brasil, dedicado a caminhões e ônibus. Ele está localizado em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e já está com operações de terraplanagem em execução. Com isso, a montadora prevê que os testes sejam iniciados no segundo semestre de 2017.
Com investimento inicial de R$ 70 milhões, o local abrigará, em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, em uma extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.
Ganhos de produtividade e know-how
Por meio do investimento em seu próprio campo de provas, a Mercedes-Benz do Brasil garante e amplia os recursos para o desenvolvimento de produtos nacionais. Essa unidade será um laboratório que simulará situações de tráfego, segurança e comportamento dos veículos que estarão em breve nas estradas.
Segundo a empresa, a robustez será um grande destaque na realização dos testes no País. Com isso, o campo de provas ganhará know-how e estará apto para oferecer serviços em âmbito mundial.
Além disso, o campo de provas trará ganhos de produtividade para a marca no Brasil, na execução de testes e no desenvolvimento de caminhões e ônibus. Isso se deve ao fato de que todas as atividades estarão concentradas em um mesmo local, o que inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além da homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas.
Vale frisar que, além das pistas, o centro de testes terá uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Contará ainda com o suporte da fábrica de automóveis no que se refere à segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos cerca de 60 colaboradores da equipe, que já atuavam no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.