Vídeo: Mercedes-Benz terá campo de provas de caminhões e ônibus no Brasil

Durante o 66º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), realizado entre 22 e 29 de setembro em Hannover, na Alemanha, a Mercedes-Benz anunciou o início das obras de um campo de provas no Brasil, dedicado a caminhões e ônibus. Ele está localizado em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e já está com operações de terraplanagem em execução. Com isso, a montadora prevê que os testes sejam iniciados no segundo semestre de 2017.

Com investimento inicial de R$ 70 milhões, o local abrigará, em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, em uma extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.

Ganhos de produtividade e know-how

Por meio do investimento em seu próprio campo de provas, a Mercedes-Benz do Brasil garante e amplia os recursos para o desenvolvimento de produtos nacionais. Essa unidade será um laboratório que simulará situações de tráfego, segurança e comportamento dos veículos que estarão em breve nas estradas.

Segundo a empresa, a robustez será um grande destaque na realização dos testes no País. Com isso, o campo de provas ganhará know-how e estará apto para oferecer serviços em âmbito mundial.

Além disso, o campo de provas trará ganhos de produtividade para a marca no Brasil, na execução de testes e no desenvolvimento de caminhões e ônibus. Isso se deve ao fato de que todas as atividades estarão concentradas em um mesmo local, o que inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além da homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas.

Vale frisar que, além das pistas, o centro de testes terá uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Contará ainda com o suporte da fábrica de automóveis no que se refere à segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos cerca de 60 colaboradores da equipe, que já atuavam no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile