Elon Musk quer brigar até com a Uber
Elon Musk quer brigar até com a Uber. Veja quais os planos do bilionário e CEO da Tesla para a mobilidade urbana mundial.
Em mais uma polêmica e ousada declaração, Elon Musk provocou uma onda de debates sobre o futuro da mobilidade urbana. Por meio de um post em sua conta no X (antigo Twitter), o bilionário vislumbrou um cenário onde milhões de veículos Tesla circualam pelas ruas do mundo, oferecendo o serviço de transporte sob demanda.
Elon Musk quer brigar até com a Uber
Na publicação, após sair do banco do carona de um Tesla sem motorista, Musk escreveu “Haverá dezenas de milhões de Teslas sem motorista em todo o mundo, oferecendo viagens a qualquer horário da semana”.
A afirmação soa como um verdadeiro desafio à Uber e a outras empresas de transporte por aplicativo. A visão da Tesla é construir uma grande frota de veículos autônomos capazes de competir diretamente para realizar as viagens.
A empresa tem investido pesado em tecnologia de automação nos últimos anos. Seus veículos já contam com sistemas avançados de piloto automático, capazes de realizar manobras com frenagem automática, manutenção de faixa e estacionamento autônomo.
A Tesla também está aperfeiçoando sua tecnologia Full Sef-Driving (FSD), a fim de reduzir a carga de trabalho geral como motorista.
Além disso, com a expansão da rede de supercharger (estações de carregamento rápido) e a crescente popularidade de seus modelos, a Tesla está criando uma atmosfera ideal para a implementação de carros elétricos autônomos em larga escala.
There will ultimately be tens of millions of driverless Teslas throughout the world giving rides 24/7
pic.twitter.com/zWK5dHy75e— Elon Musk (@elonmusk) December 9, 2024
Quais os desafios do carro autônomo?
Apesar do ímpeto de Elon Musk, o futuro dominado por veículos autônomos ainda levanta diversas questões importantes.
A principal delas é a segurança dos sistemas de automação, algo fundamental para dar maior visibilidade à tecnologia. Acidentes envolvendo veículos autônomos crescem à medida que ela se populariza. Por isso é preciso garantir que os sistemas sejam robustos e confiáveis.
Também há a questão da regulamentação, uma vez que a legislação de trânsito em vários países ainda não está preparada para lidar com os veículos autônomos. Questões como responsabilidade civil em caso de acidentes, assim como a definição de regras ainda precisam ser debatidas.
Por fim, temos o impacto que pode causar no mercado de trabalho. Atualmente muitas pessoas atuam como motoristas de aplicativo e a automação pode levar a perda de milhões de empregos, o que pode ser uma barreira para a popularização da tecnologia.
Elon Musk pode ter muita dor de cabeça para resolver todos esses impasses e colocar o carro autônomo na rua para circular.
E você o que acha da visão de Elon Musk para o futuro? Responda nos comentários!
Leia também:
Novo acidente com carro da Tesla deixa 4 mortos
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.