Elon Musk, uma das figuras mais relevantes e polêmicas do mundo, atualmente conseguiu mais um feito histórico nos Estados Unidos. Confira!
Elon Musk recebe apoio de Trump
Elon Musk e Donald Trump, duas das principais personalidades do mundo estão de um mesmo lado pela primeira vez.
Isso se tornou possível em meio à campanha eleitoral do candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos.
Nos últimos dias, Trump se mostrou favorável aos veículos elétricos, principal segmento de atuação de Musk, dono da Tesla.
O feito é algo a ser comemorado pelo CEO de uma das principais empresas do mundo, visto que nem sempre o possível próximo presidente dos Estados Unidos esteve ao lado dos modelos eletrificados.
Trump volta atrás
Apesar de se mostrar favorável aos veículos elétricos, Donald Trump não escondeu que mudou de opinião após receber apoio (financeiro) de Elon Musk, uma das pessoas mais ricas do mundo.
Não faz muito tempo que o político deu fortes declarações contrárias aos veículos elétricos, os chamando, inclusive, de ‘’farsas’’.
Agora, porém, Trump parece aceitar apoiar Elon Musk em uma parceria de oportunidade, como declarou em comício na cidade de Atlanta, no último sábado (3):
“Sou a favor de carros elétricos, tenho que ser porque Elon me apoiou fortemente”, declarou Trump.
Apesar do ‘’apoio’’, Trump deixou claro que os modelos eletrificados são importantes apenas para ‘’uma pequena fatia’’ da população.
Ajuda milionária e intrigante
Elon Musk, dono da Tesla e da rede social X (ex-Twitter), é um dos doadores de fundos mais expressivos para a campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.
Mesmo que não confirme a doação de mais de US$ 45 milhões por mês, pouca grana não é a que tem como destino a posse de Trump.
Vale lembrar que o adversário inicial de Donald Trump na disputa pela presidência estadunidense, Joe Biden, se mostrava bem mais ao lado dos veículos elétricos, porém, esse aspecto não foi suficiente para o respaldo de Musk.
Veículos elétricos nos EUA
Em 2023, mais de 1 milhão de veículos elétricos foram vendidos nos Estados Unidos.
A projeção do setor para esse ano é ultrapassar essa marca, mesmo em meio aos desafios de infraestrutura, cadeia de suprimentos e valorização desses modelos.
No Brasil, o último também foi de recorde de vendas de carros elétricos. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 94 mil unidades foram emplacadas no período, com uma alta de 90% em relação a 2022.
O país, aliás, tem sido um dos principais alvos de montadoras chinesas para expansão de suas marcas.
Veja também: Uso de veículos elétricos em plataforma de viagem por app cresce 107%: marca está em busca de parceiros