Elon Musk brasileiro? Capixaba cria 1º carro elétrico do Brasil

Inspirado no dono da Tesla, Elon Musk, um brasileiro deu início a criação do 1º carro elétrico do Brasil. Confira!

Inspirado no dono da Tesla, Elon Musk, um brasileiro deu início a criação do 1º carro elétrico do Brasil. Confira! 

 

Lecar Model 459  (Foto: Divulgação)

 

1º carro elétrico do Brasil

Os veículos eletrificados estão cada vez mais populares no país, porém, um capixaba espera muito em breve concluir o 1º carro elétrico do Brasil. 

Trata-se do empresário Flávio Figueiredo Assis, que fundou a Lecar, montadora com sede em São Paulo que já iniciou a produção do primeiro carro eletrificado produzido nacionalmente. 

O modelo chamará Lecar Model 459 e está em fase de desenvolvimento com homologação em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de desempenho e segurança. 

A expectativa para início de produção em linha é para 2025, quando o modelo 100% elétrico teria 300 unidades fabricadas por mês. 

O Lecar Model 459 custará R$ 279 mil quando chegar ao mercado e autonomia de 400 km por carga. 

 

Lecar Model 459  (Foto: Divulgação)

 

Primeira montadora de carros elétricos brasileira

O ponto de partida para a criação da Lecar, se deu com o incentivo da regulamentação brasileira para redução de emissões de CO2 de veículos até 2027. 

Dessa forma, Flávio Figueiredo Assis se viu pronto para vender seu antigo negócio e embarcar no segmento que já passa por significativas transformações, já que encerrará a utilização de motores a combustão em veículos automotores produzidos a partir de 2028.

Nesse contexto, a Lecar planeja fazer sua oferta pública inicial em 2025 com o Lecar Model 459. 

A Lecar tem como planta industrial a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. 

Atualmente, a empresa conta com um time de engenharia automotiva exportado de montadoras como: Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo. 

65% de peças nacionais

Cerca de 35% das peças do Model 459 serão importadas da China, como motores e baterias, que virão da Wiston. O restante será produzido no Brasil segundo seus representantes. 

A marca chinesa fornece componentes para montadoras tradicionais como Volkswagen e Hyundai. 

De acordo com  Flávio Figueiredo Assis, o Brasil tem capacidade de ser autossuficiente na produção de carros elétricos: 

“Temos em nosso país, 97% dos minerais que compõem as células de baterias […]. Podemos ainda nos tornar protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, acredita Flávio. 

 

Lecar Model 459  (Foto: Divulgação)

 

Tesla é inspiração

Da mesma forma que é impossível falar de Elon Musk sem mencionar a Tesla, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo. 

Os modelos da marca americana também são fontes de inspiração para a Lecar. 

Tanto que a empresa desmontou um modelo da montadora para estudar a engenharia aplicada pelos norte-americanos.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile