Inspirado no dono da Tesla, Elon Musk, um brasileiro deu início a criação do 1º carro elétrico do Brasil. Confira!
1º carro elétrico do Brasil
Os veículos eletrificados estão cada vez mais populares no país, porém, um capixaba espera muito em breve concluir o 1º carro elétrico do Brasil.
Trata-se do empresário Flávio Figueiredo Assis, que fundou a Lecar, montadora com sede em São Paulo que já iniciou a produção do primeiro carro eletrificado produzido nacionalmente.
O modelo chamará Lecar Model 459 e está em fase de desenvolvimento com homologação em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de desempenho e segurança.
A expectativa para início de produção em linha é para 2025, quando o modelo 100% elétrico teria 300 unidades fabricadas por mês.
O Lecar Model 459 custará R$ 279 mil quando chegar ao mercado e autonomia de 400 km por carga.
Primeira montadora de carros elétricos brasileira
O ponto de partida para a criação da Lecar, se deu com o incentivo da regulamentação brasileira para redução de emissões de CO2 de veículos até 2027.
Dessa forma, Flávio Figueiredo Assis se viu pronto para vender seu antigo negócio e embarcar no segmento que já passa por significativas transformações, já que encerrará a utilização de motores a combustão em veículos automotores produzidos a partir de 2028.
Nesse contexto, a Lecar planeja fazer sua oferta pública inicial em 2025 com o Lecar Model 459.
A Lecar tem como planta industrial a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Atualmente, a empresa conta com um time de engenharia automotiva exportado de montadoras como: Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.
65% de peças nacionais
Cerca de 35% das peças do Model 459 serão importadas da China, como motores e baterias, que virão da Wiston. O restante será produzido no Brasil segundo seus representantes.
A marca chinesa fornece componentes para montadoras tradicionais como Volkswagen e Hyundai.
De acordo com Flávio Figueiredo Assis, o Brasil tem capacidade de ser autossuficiente na produção de carros elétricos:
“Temos em nosso país, 97% dos minerais que compõem as células de baterias […]. Podemos ainda nos tornar protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, acredita Flávio.
Tesla é inspiração
Da mesma forma que é impossível falar de Elon Musk sem mencionar a Tesla, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo.
Os modelos da marca americana também são fontes de inspiração para a Lecar.
Tanto que a empresa desmontou um modelo da montadora para estudar a engenharia aplicada pelos norte-americanos.