Elon Musk anuncia que Tesla não fará parte do mercado indiano; saiba motivos
De acordo com o relato de Elon Musk em sua conta no twitter, a Tesla não possui planos de iniciar fabricação na Índia, entenda.
Em mais um episódio que envolve a Elon Musk, o dono da Tesla afirmou não ter a intenção de desenvolver uma fábrica na Índia, uma vez que as vendas da marca no país não são tão boas, devido aos custos de importação e as dificuldades de comercializar modelos fabricados na China, entenda o fato.
Tesla: Elon Musk afirma não ter a intenção de montar fábrica da Índia
Já é um fato que tudo que gira ao em torno de Elon Musk, acaba virando polêmica. A mais recente diz respeito ao comentário que o executivo fez em seu Twitter após ser questionado se há chances da empresa ganhar linha de produção no mercado indiano.
Já foi revelado que os planos da marca envolvem desenvolver um melhor desempenho de vendas em mercados emergentes, como é o caso da Índia.
Para tanto, uma boa relação com o governo local é necessária, até mesmo para o desenvolvimento de uma possível produção local. Porém, de acordo com os últimos relatos de Musk sobre o assunto, esses não são os planos da Tesla.
No Twitter, um internauta perguntou ao executivo: “What about Tesla? Is Tesla manufacturing a plant in future?” Em tradução livre: “E quanto a Tesla? A Tesla está fabricando uma planta na Índia no futuro?”
Em resposta, Musk respondeu que a “Tesla will not put a manufacturing plant in any location where we are not allowed first sell & servisse cars.” Em tradução livre: “ A Tesla não colocará uma fábrica em nenhum local onde não tenhamos permissão para vender e fazer a manutenção de carros.”
https://twitter.com/elonmusk/status/1530218725114228737?s=20&t=40y0h0MzxDmKLqD3i2nBqw
Ou seja, por mais incentivos que a empresa tenha ganhado para desenvolver uma fábrica local, pelo que foi dito, não há intenção por parte de Musk de concretizar os planos.
Por que não há o interesse da marca em fabricar na Índia?
Ao que se sabe, a Índia não colabora para a importação dos da marca, tendo em vista que eles são fabricados na China.
Acontece que os dois países citados possuem um velho embate, algo que dificultou as vendas dos veículos de Musk na Índia.
Como solução ao problema, e com a promessa de diminuir os impostos de importação dos carros da Tesla, o governo indiano exigiu que a montadora desenvolvesse uma fábrica na Índia, para tal, foi cedido um a área de mil acres, além de incentivos fiscais.
Porém, ao que tudo indica, inicialmente, os planos da Tesla é de manter as vendas através de importação.
A Tesla no Brasil
Por aqui, o Osten Group, iniciou as vendas de alguns modelos da marca no ano passado, além de planos de assinatura mensal, com o contrato mínimo de um ano. Entre os carros disponíveis estão o Model Y e o Model X.
Ainda não há indícios do desenvolvimento de fabricação dos modelos da marca em território brasileiro. Na semana passada, Musk fez uma breve visita ao Brasil, porém, para para tratar de sua empresa de internet, a Starlink.
Com informações: Cartoq
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.