Elegância acessível: 4 carros com teto solar até R$ 60 mil

Confira a lista dos 5 melhores carros seminovos com teto solar que podem ser encontrados no mercado brasileiro por até R$ 60 mil, incluindo Hyundai Elantra, Renault Fluence e Kia Cerato.

Para muitos motoristas, o teto solar é um item essencial de conforto, luxo e estilo. Contudo, a busca por esse acessório em veículos novos geralmente eleva o preço a patamares inviáveis. No entanto, o mercado de usados oferece sedãs médios e hatches completos, que já foram topo de linha, por valores muito mais atraentes.

Elegância acessível: 5 carros com teto solar até R$ 60 mil

Com um orçamento de até R$ 60 mil, é possível encontrar modelos premium que combinam motorização potente, câmbio automático, bom espaço interno e, claro, o desejado teto solar.

Confira 5 opções de sedãs e hatches completos que se destacam no mercado de seminovos, com base em ofertas e valores de FIPE de anos compatíveis com o orçamento:

1. Hyundai Elantra (Anos 2012–2013)

O Elantra, com seu design “escultura fluida”, ainda atrai olhares. O sedã médio sul-coreano é conhecido pelo conforto e pela lista generosa de equipamentos em suas versões de topo.

Hyundai Elantra 2023 – Foto: Divulgação
  • Versão Procurada: GLS (a versão mais completa da época).

  • Detalhe do Teto Solar: Elétrico.

  • Faixa de Preço (Mercado): É possível encontrar modelos 2012 e 2013, geralmente com motor 1.8 ou 2.0 e câmbio automático, dentro ou muito próximos da faixa de R$ 60 mil.

Dica: O Elantra costuma ter boa aceitação e entrega um visual moderno, mesmo em modelos mais antigos. Fique atento ao histórico de manutenção e quilometragem, que tende a ser mais alta nesses anos.

2. Renault Fluence (Versões Privilege e GT Line)

O Fluence se tornou um dos favoritos do mercado de usados por entregar um conjunto mecânico robusto (motor 2.0 e câmbio CVT) e um acabamento interno acima da média, especialmente nas versões mais equipadas.

  • Versão Procurada: Privilege (a topo de linha, que incluía o teto solar elétrico) ou GT Line.

  • Detalhe do Teto Solar: Elétrico.

  • Faixa de Preço (Mercado): Versões Privilege e até mesmo o esportivo GT Sport (turbo) dos anos 2013 a 2015 são frequentemente encontradas abaixo dos R$ 60 mil, tornando-se uma opção de excelente custo-benefício.

Renault Fluence – Foto: Divulgação

3. Kia Cerato (Anos 2012–2014)

O Cerato de segunda geração, especialmente o cupê Koup, é uma opção para quem busca um design mais esportivo aliado ao teto solar. As versões sedã mais completas também podem incluir o item, dependendo do pacote.

  • Versão Procurada: SX3, que era a mais completa do sedã na época, ou a versão cupê Koup (que geralmente tinha motor 2.0).

  • Detalhe do Teto Solar: Elétrico.

  • Faixa de Preço (Mercado): Modelos 2012 a 2014 são os mais prováveis de serem encontrados na faixa de R$ 50 mil a R$ 60 mil. O Cerato Koup, por ser mais exclusivo, pode ter preços ligeiramente superiores, mas ainda acessíveis.

Kia Cerato – Foto: Divulgação

4. Fiat Bravo T-JET (2013/2014)

Embora não seja um sedã, o Fiat Bravo T-JET merece menção. Por valores próximos a R$ 50 mil, este hatch médio esportivo oferecia teto solar elétrico e um motor 1.4 Turbo com desempenho notável. Para quem prioriza esportividade e o item de luxo em um hatch, é uma excelente alternativa.

Foto: Divulgação

Ponto de Atenção na Compra

Ao procurar um carro usado com teto solar, lembre-se:

  • Manutenção: Verifique o estado do mecanismo de abertura e, principalmente, as borrachas de vedação e os drenos para evitar infiltrações, um problema comum em veículos com manutenção negligenciada.

  • Versão: O teto solar geralmente era de série ou opcional nas versões topo de linha (como Privilege, SL, GLS ou SX), portanto, certifique-se de que o exemplar escolhido corresponde à versão mais completa.

Qual desses modelos é a melhor compra para você? Compartilhe sua opinião sobre esses carros com teto solar no campo de comentários!

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.