Ele voltou para brigar pela liderança e é uma verdadeira ameaça ao Onix
O novo hatch do mercado nacional mostrou que não chegou para brincadeira e quer assumir a liderança que hoje é do Chevrolet Onix.
O mês de maio não está completo, mas as parciais de vendas já provam como a Volkswagen trabalhou (e muito) para fazer com que o Polo volte aos primeiros lugares. Enquanto a Fiat Strada permanece na liderança quase que intacta, Polo e Onix brigam de forma acirrada pela segunda posição.
VW Polo promete dar muito trabalho ao Chevrolet Onix ao longo do ano
De acordo com os dados parciais da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veiculo Automotor, a disputa pelo segundo lugar entre os mais vendidos no mês de maio será acirrada.
Até o momento, a picape compacta e líder durante o acumulado do ano, a Fiat Strada, segue invicta, sem grandes ameaças, com 8.812 unidades comercializadas. Número que a deixa com larga folga do segundo colocado, o VW Polo, que já emplacou 6.953 unidades neste mês.
Ao todo, são 606 unidades de distância do Chevrolet Onix, que já vendeu 6.347. Enquanto isso, o Hyundai HB20 caiu (e muito). Neste momento, o hatch encontra-se na 14º posição, com 3.915 emplacamentos.
De volta aos dois favoritos da categoria, o VW Polo retornou ao mercado nacional ao fim do ano passado, sendo uma opção com apelo mais esportivos aos atuais hatches mais vendidos do país.
Sua presença ficou ainda mais evidente no início desse ano, quando a marca lançou de forma oficial no País o VW Polo Track, atual caro de entrada da montadora e substituto oficial do VW Gol.
Mas o que faz do VW Polo um árduo concorrente?
A versão mais completa do Polo, a GTS, entrega um conjunto mais atrativo. A começar pelo motor 250TSI, 1.4l turbo, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Para método de comparação, o Onix mais potente tem apenas 116 cv de potência.
Outro fator que deixa o hatch da VW mais atrativo é o uso de tecnologias, como a integrada aos fáróis IQ.Light com iluminação em LED Matrix.
O comparativo também é vantajoso ao Polo se analisadas as versões de entrada de cada modelo. Enquanto o VW Polo Track é ofertado por R$ 81.370 e entrega 85 cv de potência, o Chevrolet Onix tem preço inicial de R$ 84.390 e tem 82 cv.
Entre hoje e amanhã, o cenário pode ser revertido e o Chevrolet Onix tem chances de voltar à liderança do seguimento. Porém, ao longo do ano, a disputa será acirrada.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.