Ele vai voltar? Toyota Prius é registrado no INPI

O modelo híbrido Toyota Prius teve desenho e configurações registrados no INPI, e deve voltar a ser vendido no País ainda neste ano.

Toyota registrou a quinta geração de seu modelo híbrido Prius no Brasil. O carro teve os desenhos industriais e patentes protocolados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Segundo relatos diversos publicados pela imprensa, as imagens revelam o mesmo visual do modelo à venda no Japão. No registro, a marca manteve as configurações, com versões híbridas comum e do tipo plug-in (PHEV).

Ao que tudo indica, a montadora japonesa deve trazer o Prius de volta ao mercado brasileiro ainda neste ano, após ter descontinuado as vendas por aqui em 2021.

Saiba mais sobre o novo Toyota Prius

A primeira geração do Toyota Prius foi lançada no mercado japonês em 1997, tornando-se o primeiro modelo com motorização híbrida produzido em série no mundo. No Brasil, o Prius chegou em janeiro de 2013, e o carro foi importado do Japão durante oito anos, até a sua quarta geração. Nesse período, em que era raro ver veículos com propulsão híbrida circulando no País, foram vendidas cerca de 7 mil unidades.

Versão híbrida plu-in do Prius deve ser a escolhida para o Brasil (Foto: Divulgação/Toyota)

O novo Prius marca a quinta geração do sistema híbrido da Toyota. O carro conta com configurações diversas. Em algumas regiões, vem com o motor 2.0 de 196 cv. Em outras, o mesmo 1.8 que serviu de base para o Corolla sedã híbrido – porém, graças ao motor elétrico mais potente, a potência subiu para 140 cv. 

Há também a versão PHEV – esta deve ser a escolha da Toyota para o Brasil –, que combina o propulsor 2.0 a gasolina e um motor elétrico traseiro. Juntos, geram 223 cv. Nessa configuração, o Prius acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, com tração integral.

De acordo com a Toyota, as baterias de íons de lítio foram mantidas sob o banco traseiro, com capacidade de 13,6 kWh. Assim, o alcance no modo 100% elétrico é 50% maior – foi ampliado de 63 km para quase 95 km. E o alcance combinado chega a impressionantes 1.250 km.

Design mais moderno

Painel do Prius se assemelha ao do elétrico Toyota BZ4X (Foto: Divulvação/Toyota)

O Toyota Prius ganhou um estilo mais moderno. Na frente, o modelo tem faróis full LED e luzes diurnas em forma de ”C”. Atrás, as lanternas também são de LED e vão de uma ponta a outra da carroceria. A tampa do porta-malas alta realça as linhas modernas do carro.

Na cabine, o destaque fica para o painel semelhante ao do elétrico Toyota BZ4X, com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, acima do volante, que é compacto e repleto de botões. A tela da central multimídia tem 12,3″. 

Mesmo sendo feito sobre a mesma plataforma do Corolla, o Prius tem distância entre os eixos maior, melhorando o espaço para passageiros e motorista.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile