Ele vai mudar o cenário dos hatches no Brasil?

Dono da primeira posição entre os mais vendidos em 2023, os hatches agradam no Brasil. Veja quem pode ser o novo protagonista do segmento.

Cinco dos dez carros mais vendidos do país em 2023 até o momento, os hatches agradam muito por aqui.

Desta forma, muitas são as mudanças que acontecem cotidianamente no segmento em busca pelo protagonismo.

Seria 2023 o ano de mudanças nas primeiras posições entre os hatches de maior sucesso?

Track é a versão de entrada do VW Polo (Foto: Divulgação).

Volkswagen tenta barrar monopólio do Onix nos hatches

Nos últimos anos, tanto Chevrolet Onix quanto Hyundai HB20 se tornaram sinônimos de hatches bem sucedidos e passaram a dominar o mercado neste segmento.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) o Onix foi carro mais vendido do país nos dois primeiros meses do ano com 13.246 unidades comercializadas.

Desta maneira, como o negócio dos modelos dois volumes é bastante procurado no Brasil, a Volkswagen tem se movimentado para, ao menos, incomodar as marcas concorrentes.

Neste sentido, a montadora alemã lançou dois modelos desde o ano passado para a ousada tentativa de desbancar os líderes do segmento.

A Volkswagen lançou no ano passado o novo Polo e neste ano, acrescentou a ofensiva com a chegada da versão Track do modelo, que substituiu o Gol, descontinuado após 42 anos.

Mas afinal, o Volkswagen Polo Track é capaz de desbancar o Chevrolet Onix, Hyundai HB2O e cia?

VW Polo Track é o ”novo Gol” (Foto: Divulgação)

Volkswagen Polo Track 2023

O novo Volkswagen Polo na sua versão de entrada Track possui motor 1.0 MPI flex de três cilindros com 84 cv de potência (etanol) e 77 cv de potência (gasolina) a 6450 rpm.

O Track chega de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos com e atinge velocidade máxima de 169 km/h com etanol. Com gasolina, o desempenho cai 0,4 segundos de 0 a 100 km/h, além de 3 km/h a menos na velocidade máxima geral.

O propulsor do ”novo Gol” traz ainda torque de 10,3 kgfm de torque a 3.000 rpm (etanol) e 9,6 kgfm de torque a 4.000 rpm (gasolina).

Do mesmo modo, o VW Polo Track traz câmbio manual de cinco marchas com tração dianteira e suspensão independente McPherson, além de direção elétrica.

Em termos de proporções, são 4,07 metros de comprimento; 1,47 m de altura e 1,75 m de largura, além de 2,57 m de entre-eixos. O porta-malas do hatch comporta 300 litros de capacidade.

O consumo do modelo com etanol alcança as marcas de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada e com gasolina, 13,5 km/l na cidade e, por fim, 15 km/l na estrada.

Como itens de série em destaque desde a versão mais básica o Polo traz: rodas de aço de 15”, quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico diferencial, direção elétrica e ar-condicionado.

O Volkswagen Polo Track está disponível atualmente sob o preço de R$ 81.490 à vista.

Modelo chegou no início do ano por menos de R$ 80 mil mas já subiu (Foto: Divulgação)

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile