Cinco dos dez carros mais vendidos do país em 2023 até o momento, os hatches agradam muito por aqui.
Desta forma, muitas são as mudanças que acontecem cotidianamente no segmento em busca pelo protagonismo.
Seria 2023 o ano de mudanças nas primeiras posições entre os hatches de maior sucesso?
VEJA TAMBÉM
![VW Polo Track ameaça monopólio do Onix?](https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2023/03/vw-polo-track-2024-4.jpg)
Volkswagen tenta barrar monopólio do Onix nos hatches
Nos últimos anos, tanto Chevrolet Onix quanto Hyundai HB20 se tornaram sinônimos de hatches bem sucedidos e passaram a dominar o mercado neste segmento.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) o Onix foi carro mais vendido do país nos dois primeiros meses do ano com 13.246 unidades comercializadas.
Desta maneira, como o negócio dos modelos dois volumes é bastante procurado no Brasil, a Volkswagen tem se movimentado para, ao menos, incomodar as marcas concorrentes.
Neste sentido, a montadora alemã lançou dois modelos desde o ano passado para a ousada tentativa de desbancar os líderes do segmento.
A Volkswagen lançou no ano passado o novo Polo e neste ano, acrescentou a ofensiva com a chegada da versão Track do modelo, que substituiu o Gol, descontinuado após 42 anos.
Mas afinal, o Volkswagen Polo Track é capaz de desbancar o Chevrolet Onix, Hyundai HB2O e cia?
![VW Polo Track ameaça monopólio do Onix?](https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Template-G360-2023-03-28T162003.569.jpg)
Volkswagen Polo Track 2023
O novo Volkswagen Polo na sua versão de entrada Track possui motor 1.0 MPI flex de três cilindros com 84 cv de potência (etanol) e 77 cv de potência (gasolina) a 6450 rpm.
O Track chega de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos com e atinge velocidade máxima de 169 km/h com etanol. Com gasolina, o desempenho cai 0,4 segundos de 0 a 100 km/h, além de 3 km/h a menos na velocidade máxima geral.
O propulsor do ”novo Gol” traz ainda torque de 10,3 kgfm de torque a 3.000 rpm (etanol) e 9,6 kgfm de torque a 4.000 rpm (gasolina).
Do mesmo modo, o VW Polo Track traz câmbio manual de cinco marchas com tração dianteira e suspensão independente McPherson, além de direção elétrica.
Em termos de proporções, são 4,07 metros de comprimento; 1,47 m de altura e 1,75 m de largura, além de 2,57 m de entre-eixos. O porta-malas do hatch comporta 300 litros de capacidade.
O consumo do modelo com etanol alcança as marcas de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada e com gasolina, 13,5 km/l na cidade e, por fim, 15 km/l na estrada.
Como itens de série em destaque desde a versão mais básica o Polo traz: rodas de aço de 15”, quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico diferencial, direção elétrica e ar-condicionado.
O Volkswagen Polo Track está disponível atualmente sob o preço de R$ 81.490 à vista.
![VW Polo Track ameaça monopólio do Onix?](https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Template-G360-2023-03-28T161512.802.jpg)