AC Cobra é tema de livro

Obra, de 160 páginas, reúnes fotografias de época e outras produzidas em estúdio; preço é de R$ 80,00

Um dos veículos mais icônicos de todos os tempos, o AC Cobra acaba de ganhar um livro. Lançada pela Editora Alaúde, a obra “AC Cobra, a verdadeira história por trás da lenda”, do autor Rinsey Mills e que custa R$ 80,00, apresenta o relato de como a improvável associação entre um piloto de corrida texano, Carroll Shelby, e uma empresa dirigida por ingleses deu origem ao esportivo.

Livro, da Editora Alaúde, conta toda a história do esportivo | Divulgação

São 160 páginas que contam com inúmeras fotografias de época e outras produzidas em estúdio. O livro ainda apresenta a listagem com o número do chassi de todas as quase mil unidades produzidas nos cinco anos em que o carro foi fabricado – no Brasil, onde ele nunca chegou, circulam algumas réplicas – e traz detalhes da sua transformação de um carro comum para um veículo vencedor.

Concebido, a princípio, como carro esporte de corridas pelo engenheiro e estilista John Tojeiro no começo dos anos 1950 – e depois de passar por uma fase como AC Ace –, o modelo ganhou a nomenclatura Cobra, em 1962, graças à Shelby, que patrocinou a mudança do projeto original de Tojeiro.

Nos primeiros meses, a dupla tinha apenas um protótipo para mostrar ao mundo e convencer a Ford a financiar o que prometia ser um bom projeto para a campanha Total Performance da montadora. Um ano depois, com apenas cinquenta carros produzidos, Carroll Shelby começou a participar de competições e venceu, logo no início, três campeonatos nos Estados Unidos. Em 1965, o Cobra conseguiu derrotar, inclusive, a escuderia italiana Ferrari, com a vitória no Campeonato Mundial de Carros Esporte.

 

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile