Edição especial do VW Gol marcará a despedida do hatch

A edição especial do VW Gol, chamada de Last Edition, terá uma tiragem limitada à 1.000 unidades e deve custar mais de R$ 100 mil.

Um dos carros mais vendidos do Brasil vai sair de linha. A Volkswagen irá tirar de linha o Gol após 42 anos. Mas assim como aconteceu com a Kombi em 2013, o modelo terá uma versão que marcará sua despedida. A edição especial do VW Gol, chamada de Last Edition, terá uma produção limitada a 1.000 unidades e deve custar mais de R$ 100 mil.

O VW Gol Last Edition marcará a despedida do hatch após 42 anos (Foto: Divulgação/VW)

Uma edição especial do VW Gol será lançada neste ano: a Last Edition

As informações são do site especializado Autos Segredos. De acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, o modelo começará a ser produzido no mês de agosto. Já o lançamento deve ocorrer nos meses seguintes. O VW Gol Last Edition marca a despedida de um dos clássicos da indústria automobilística do Brasil.

VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

O hatch compacto deixará o mercado 42 anos depois de seu lançamento. Este modelo já passou por várias transformações e foi o carro mais vendido durante 27 anos consecutivos. Lembrando que o Gol foi o automóvel de passeio mais vendido no último mês de junho. Mas agora chegou a hora de dizer adeus.

Quem tiver interessado em comprar a edição especial do VW Gol, a Last Edition, terá que ser rápido. Isso porque serão produzidas apenas 1.000 unidades. O preço? Espera-se que esta última versão especial do Gol custe mais de R$ 100 mil. Hoje, o carro custa a partir de R$ 75.490.

VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

Tais unidades irão contar com alguns detalhes que deixarão esta versão de despedida mais exclusiva. Os veículos estarão pintados na mesma cor, por exemplo. O Autos Segredos diz que o veículo contará com adesivos “42 anos Gol Last Edition”.

Eles estarão na tampa do porta-malas e na parte lateral do carro. Já as rodas de liga leve contarão com detalhes escurecidos. Outros detalhes, como a grade, serão na cor da carroceria. No lado interno, a VW irá adicionar uma placa que indicará o número da unidade.

VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

Além disso, volante e câmbio serão revestidos em couro. Os bancos e o teto terão detalhes diferentes também. Este Gol Last Edition ainda virá de série com direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento, tela touchscreem “Composition Touch” e entre outros itens.

Motorização

O motor desta edição especial do VW Gol será o mesmo do modelo atual. Isso significa que o modelo virá de série com um motor 1.0 12V Flex , que pode produzir uma potência máxima de 84 cv e um torque máximo de 10,4 kgfm. A transmissão será a mesma manual de cinco velocidades.

O Sucessor do Gol

VW Polo Track (Foto: Divulgação/VW)

Como vimos acima, o VW Gol Last Edition irá marcar a despedida do hatch compacto. Mas o posto de carro mais barato da marca alemã no Brasil não deve demorar muito tempo para ser ocupado. Isso porque o VW Polo Track será lançado já em 2023. O modelo será produzido na fábrica localizada em Taubaté-SP.

Aliás, o local está sendo preparado para receber a plataforma modular MBQ. Ainda há bastante mistério de como ficará o modelo. Posicionado como o modelo mais barato da linha Polo, o carro deve vir com detalhes mais simples que as versões convencionais, que passarão por uma reestilização neste semestre.

Um bom exemplo disso são as maçanetas e os retrovisores na cor preta. O Polo Track terá ainda uma nova grade frontal (que contará com formato de colmeia), um para-choque exclusivo e faróis com máscara negra. A traseira passará por mudanças mais discretas.

Enquanto isso, o pacote de equipamentos deve ser mais modesto que as outras versões do Polo. Espera-se que o VW Polo Track esteja equipado com um motor 1.0 aspirado. O propulsor 170 TSI também é especulado – este estará no novo Polo e no novo Virtus. Resta saber agora quais serão as datas de lançamento do Gol Last Edition e do Polo Track.

Com informações de Autos Segredos

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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