Edição especial do VW Gol marcará a despedida do hatch

Um dos carros mais vendidos do Brasil vai sair de linha. A Volkswagen irá tirar de linha o Gol após 42 anos. Mas assim como aconteceu com a Kombi em 2013, o modelo terá uma versão que marcará sua despedida. A edição especial do VW Gol, chamada de Last Edition, terá uma produção limitada a 1.000 unidades e deve custar mais de R$ 100 mil.

Edição especial do VW Gol
O VW Gol Last Edition marcará a despedida do hatch após 42 anos (Foto: Divulgação/VW)

Uma edição especial do VW Gol será lançada neste ano: a Last Edition

As informações são do site especializado Autos Segredos. De acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, o modelo começará a ser produzido no mês de agosto. Já o lançamento deve ocorrer nos meses seguintes. O VW Gol Last Edition marca a despedida de um dos clássicos da indústria automobilística do Brasil.

VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

O hatch compacto deixará o mercado 42 anos depois de seu lançamento. Este modelo já passou por várias transformações e foi o carro mais vendido durante 27 anos consecutivos. Lembrando que o Gol foi o automóvel de passeio mais vendido no último mês de junho. Mas agora chegou a hora de dizer adeus.

VEJA TAMBÉM

Quem tiver interessado em comprar a edição especial do VW Gol, a Last Edition, terá que ser rápido. Isso porque serão produzidas apenas 1.000 unidades. O preço? Espera-se que esta última versão especial do Gol custe mais de R$ 100 mil. Hoje, o carro custa a partir de R$ 75.490.

VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

Tais unidades irão contar com alguns detalhes que deixarão esta versão de despedida mais exclusiva. Os veículos estarão pintados na mesma cor, por exemplo. O Autos Segredos diz que o veículo contará com adesivos “42 anos Gol Last Edition”.

Eles estarão na tampa do porta-malas e na parte lateral do carro. Já as rodas de liga leve contarão com detalhes escurecidos. Outros detalhes, como a grade, serão na cor da carroceria. No lado interno, a VW irá adicionar uma placa que indicará o número da unidade.

Edição especial do VW Gol
VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

Além disso, volante e câmbio serão revestidos em couro. Os bancos e o teto terão detalhes diferentes também. Este Gol Last Edition ainda virá de série com direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento, tela touchscreem “Composition Touch” e entre outros itens.

Motorização

O motor desta edição especial do VW Gol será o mesmo do modelo atual. Isso significa que o modelo virá de série com um motor 1.0 12V Flex , que pode produzir uma potência máxima de 84 cv e um torque máximo de 10,4 kgfm. A transmissão será a mesma manual de cinco velocidades.

O Sucessor do Gol

Edição especial do VW Gol
VW Polo Track (Foto: Divulgação/VW)

Como vimos acima, o VW Gol Last Edition irá marcar a despedida do hatch compacto. Mas o posto de carro mais barato da marca alemã no Brasil não deve demorar muito tempo para ser ocupado. Isso porque o VW Polo Track será lançado já em 2023. O modelo será produzido na fábrica localizada em Taubaté-SP.

Aliás, o local está sendo preparado para receber a plataforma modular MBQ. Ainda há bastante mistério de como ficará o modelo. Posicionado como o modelo mais barato da linha Polo, o carro deve vir com detalhes mais simples que as versões convencionais, que passarão por uma reestilização neste semestre.

Um bom exemplo disso são as maçanetas e os retrovisores na cor preta. O Polo Track terá ainda uma nova grade frontal (que contará com formato de colmeia), um para-choque exclusivo e faróis com máscara negra. A traseira passará por mudanças mais discretas.

Enquanto isso, o pacote de equipamentos deve ser mais modesto que as outras versões do Polo. Espera-se que o VW Polo Track esteja equipado com um motor 1.0 aspirado. O propulsor 170 TSI também é especulado – este estará no novo Polo e no novo Virtus. Resta saber agora quais serão as datas de lançamento do Gol Last Edition e do Polo Track.

Com informações de Autos Segredos

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar