EcoSport: detalhes do SUV mais vendido da Ford e que mesmo fora de linha ainda é boa compra

O EcoSport foi e ainda é um ícone do seu segmento. O SUV mais vendido da Ford saiu de linha junto com a decisão da montadora de deixar a produção no Brasil. Ainda assim, conquistou e ainda conquista o coração de muitos brasileiros. 

EcoSport – o SUV mais vendido da Ford 

Mesmo com a produção encerrada, o EcoSport continua sendo uma excelente opção para quem busca um SUV com bom custo-benefício. 

No Brasil, a Ford lançou duas gerações do SUV, totalizando mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em Camaçari – a maioria para o mercado interno. Ou seja, ainda tem muitos deles por aí, a maioria em boas condições e aptos para rodas por milhares de km. 

A primeira geração, de 2003, foi construída sobre a mesma plataforma do Fiesta de terceira geração. O design foi inspirado no crossover europeu Fusion (diferente do sedan lançado anos depois). 

EcoSport foi o SUV mais vendido da Ford – Foto: Reprodução

 

A princípio foram duas opções de motor: 1.0 8V supercharger de 95cv e o Zetec Rocam 1.6 8V de 98cv. Depois veio o Duratec 2.0 16V de 143 cv na versão com tração 4×4 integral.

A segunda geração, lançada em 2012, já era equipada com o motor Sigma 1.6 16v flexível com até 115 cv. Foi nessa época que veio o polêmico e problemático câmbio Powershift. 

Com a reestilização em 2018 veio o motor 1.5 três cilindros de 137 cv. Pouco depois, a Ford lançou o EcoSport com o motor Duratec 2.0 com injeção direta e 176 cv de potência. 

Caption

Porque o EcoSport ainda é uma boa compra?

Custo benefício

O modelo se destaca por ser um carro de bom custo benefício Ou seja, por ser um SUV usado que já saiu de linha, o preço é bem menor em relação a um veículo 0 km. Porém, mesmo sendo um carro mais antigo, com versões mais recentes de 2021, ele não deixa a desejar em relação a muito modelo 0 km vendido atualmente. 

Design atemporal

As linhas do EcoSport, apesar de terem sido lançadas há alguns anos, ainda são relevantes do ponto de vista estético. Seu visual robusto e aventureiro continua a atrair olhares e compradores.

Versatilidade

Pode falar o que quiser, mas o EcoSport é um carro muito versátil, com bom espaço interno, consumo de combustível aceitável para o seu tamanho, porta-malas suficiente para acomodar bagagens para viagens ou uso no cotidiano. 

Motorização eficiente

As opções de motorizações, principalmente as mais novas, são confiáveis e eficientes. A única ressalva é o câmbio Powershift, que deve ser evitado. 

E aí, o que achou do EcoSport? Teria um na sua garagem? Conte para gente nos comentários.

Leia também:

Ford EcoSport, Jeep Compass e Honda HR-V: confira os SUVs usados mais procurados

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile