Economia no bolso do motorista: mais um estado reduz 50% do IPVA 2026

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) do Paraná divulgou o calendário oficial do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2026, trazendo duas grandes novidades para os contribuintes: a antecipação dos pagamentos e uma redução expressiva na carga tributária.

Paraná reduz 50% do IPVA 2026

A principal mudança é a queda acentuada no valor do IPVA. A redução total pode chegar a 49% em relação a 2025. Esse abatimento é resultado da combinação de duas medidas:

Nova Alíquota: Uma lei sancionada em setembro resultou na redução da alíquota base, proporcionando uma queda de 45,7% no valor cobrado.

Desconto à Vista: Mais 6% de desconto são oferecidos para quem optar pelo pagamento em cota única (à vista).

O Secretário Estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou o impacto positivo da medida, citando um aumento de quase 30% nos emplacamentos de veículos no Paraná em novembro como reflexo direto do alívio tributário. Ele exemplificou que um veículo popular avaliado em R$ 50 mil, que pagou R$ 1.750,00 de IPVA em 2025, terá um custo de apenas R$ 950,00 em 2026 — valor que cai para R$ 893,00 com o desconto à vista.

Paraná reduz 50% do IPVA 2026 – Foto: Reprodução

Prazos e Modalidades de Pagamento

O contribuinte paranaense poderá quitar o tributo de três maneiras:

  • Cota Única (À Vista): Com desconto de 6%, o vencimento ocorre entre 9 e 15 de janeiro, de acordo com o final da placa.

  • Parcelamento: Em até cinco parcelas iguais, sem o desconto de 6%, com vencimentos de janeiro a maio.

Os prazos de vencimento foram cuidadosamente agendados para a segunda semana de cada mês, evitando coincidir com feriados importantes como Carnaval e Páscoa.

Final de Placa Cota Única (6% Desconto) 1ª a 5ª Parcela (Sem Desconto)
1 e 2 09/01/2026 09/01, 09/02, 09/03, 09/04, 11/05
3 e 4 12/01/2026 12/01, 10/02, 10/03, 10/04, 12/05
5 e 6 13/01/2026 13/01, 11/02, 11/03, 13/04, 13/05
7 e 8 14/01/2026 14/01, 12/02, 12/03, 14/04, 14/05
9 e 0 15/01/2026 15/01, 13/02, 13/03, 15/04, 15/05

Novas Alíquotas e Isenções

A alíquota padrão do IPVA 2026 no Paraná foi fixada em 1,9% e incide sobre o valor venal de carros de passeio, caminhonetes, utilitários, motocicletas acima de 170cc, entre outros.

Veículos de transporte coletivo (ônibus e caminhões), de aluguel e movidos a Gás Natural Veicular (GNV) terão uma alíquota reduzida de 1%.

A isenção para motocicletas de até 170 cilindradas está mantida, seguindo a medida que já vigorava em 2025.

Por fim, é crucial que os motoristas fiquem atentos aos prazos, pois a multa por atraso no pagamento sofreu alteração, podendo atingir até 20% do valor do imposto.

Leia aqui: Calendário IPVA 2026 é liberado: saiba quem tem isenção total e como ganhar 10% de desconto

Comente: Você vai aproveitar o desconto de 6% e pagar o IPVA à vista em janeiro?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp