Economia de combustíveis: os mitos e o que compensa ou não

Com a gasolina custando quase R$8, é ótimo pensar em economizar. Mas é preciso ficar atento ao que funciona de verdade quanto a economia dos combustíveis

O preço médio do litro da gasolina vendida em postos de todo o Brasil alcançou R$ 6,560 na semana passada, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), divulgado em 28 de fevereiro. Num momento em que o litro de combustível chega até R$ 7,999 em alguns postos, pensar na economia de combustíveis parece uma ótima ideia.

No entanto, você precisa ficar atento ao que funciona de verdade, para não cair em lendas urbanas e acabar gastando ainda mais dinheiro. Veja a seguir

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(Foto: Divulgação)

Confira a seguir os mitos e verdades sobre a economia de combustíveis

Abastecer sempre em postos de confiáveis

VERDADE – A qualidade do combustível é essencial para garantir maior eficácia do automóvel, já que funcionando bem o motor consome menos. Além disso, gasolina, etanol ou diesel adulterados podem trazer sérios danos para o veículo. Por isso, prefira sempre abastecer em postos de combustíveis de confiança.

Usar aditivos para o motor

MITO – Os postos de combustível tentam ampliar os seus ganhos vendendo produtos variados. Uma das tentativas mais usuais é “empurrar” aditivos na hora em que você está parado em frente à bomba, abastecendo.

Os aditivos servem para impedir a formação de compostos químicos que, com o tempo, atrapalham o bom funcionamento do motor e realmente podem fazer com que o motor consuma menos – o mesmo efeito tem providenciar a limpeza dos bicos injetores na oficina mecânica periodicamente. Mas não têm relação direta com a economia de combustível.

Usar gasolina de maior octanagem ajuda na economia de combustíveis?

MITO – A maior octanagem do combustível ajuda no desempenho do veículo, já que o combustível é mais resistente à detonação provocada pela faísca da vela, resultando em mais potência. Mas isso não significa economia de combustível.

Além disso, o desempenho só melhora, de fato, em veículos que usam motores de alta compressão, como carros esportivos. Se você tiver uma Porsche ou uma Ferrari, vale a pena.

Por outro lado, motores 1.0 aspirados não obtêm nenhum ganho da alta octanagem, já que não trabalham com alta compressão.

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 (Foto: Divulgação / Continental)

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Não acelerar de forma brusca

VERDADE – Aumentar a velocidade de forma progressiva ajuda no melhor desempenho do motor. Por isso, não é indicado acelerar bruscamente.

Diminuir a velocidade antes de frear

VERDADE – Quando for parar em algum semáforo, por exemplo, o ideal é tirar o pé do acelerador com antecedência e deixar que o motor reduza a velocidade do carro sozinho, e só depois frear. Tirar o pé do acelerador com antecedência ajuda no trabalho do motor, o que significa economia de combustível.

Andar sempre em marcha alta

VERDADE – Como premissa, a atitude é verdadeira. Andar sempre em marcha alta, mantendo o giro baixo, ajuda a economizar. Mas isso não significa que você deva fazer isso em qualquer situação.

O importante é manter a marcha compatível ao giro do motor, pois isso faz com que o propulsor trabalhe na frequência adequada e, assim, não use mais combustível do que o necessário.

Se o seu veículo tem um conta-giros, tente fazer com que o motor trabalhe em rotação próxima à da medida de torque máximo. Dessa forma, dá para garantir que se está aproveitando o melhor desempenho do motor.

No caso de veículos com câmbio automático, a dica é evitar arrancadas bruscas e, quando o carro estiver parado, colocar na posição N (Neutro).

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 (Foto: Freepik)

Colocar o carro em ponto morto nas descidas

MITO – Além de falso, esse hábito significa um risco à segurança e ainda é infração de trânsito. A “banguela” até tinha algum efeito nos motores antigos, a carburador, que paravam de receber combustível em ponto morto.

Os motores com injeção eletrônica de hoje entendem a falta de aceleração como um sinal de que irão “morrer” – assim, o sistema segue injetando combustível.

(Foto: Shutterstock)

Desligar o ar-condicionado e abrir as janelas

DEPENDE – É do conhecimento de quase todos que o ar-condicionado consome energia – ou seja, gasta combustível –, mas deixar de usá-lo para abrir as janelas nem sempre traz uma economia real.

Se você estiver em alta velocidade com as janelas abertas numa estrada, a resistência do ar será tão grande que irá obrigar o motor a gastar mais combustível para seguir adiante.

(Foto: Divulgacão/Caoa Cherry)

Evitar carregar itens muito pesados

VERDADE – O hábito de deixar itens pesados no carro desnecessariamente pode impactar no desempenho e, em consequência, no consumo excessivo de combustível. Certifique-se, então, de que o porta-malas não está carregado demais ou levando itens desnecessariamente.

Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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