Economia de combustíveis: os mitos e o que compensa ou não

Com a gasolina custando quase R$8, é ótimo pensar em economizar. Mas é preciso ficar atento ao que funciona de verdade quanto a economia dos combustíveis

O preço médio do litro da gasolina vendida em postos de todo o Brasil alcançou R$ 6,560 na semana passada, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), divulgado em 28 de fevereiro. Num momento em que o litro de combustível chega até R$ 7,999 em alguns postos, pensar na economia de combustíveis parece uma ótima ideia.

No entanto, você precisa ficar atento ao que funciona de verdade, para não cair em lendas urbanas e acabar gastando ainda mais dinheiro. Veja a seguir

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(Foto: Divulgação)

Confira a seguir os mitos e verdades sobre a economia de combustíveis

Abastecer sempre em postos de confiáveis

VERDADE – A qualidade do combustível é essencial para garantir maior eficácia do automóvel, já que funcionando bem o motor consome menos. Além disso, gasolina, etanol ou diesel adulterados podem trazer sérios danos para o veículo. Por isso, prefira sempre abastecer em postos de combustíveis de confiança.

Usar aditivos para o motor

MITO – Os postos de combustível tentam ampliar os seus ganhos vendendo produtos variados. Uma das tentativas mais usuais é “empurrar” aditivos na hora em que você está parado em frente à bomba, abastecendo.

Os aditivos servem para impedir a formação de compostos químicos que, com o tempo, atrapalham o bom funcionamento do motor e realmente podem fazer com que o motor consuma menos – o mesmo efeito tem providenciar a limpeza dos bicos injetores na oficina mecânica periodicamente. Mas não têm relação direta com a economia de combustível.

Usar gasolina de maior octanagem ajuda na economia de combustíveis?

MITO – A maior octanagem do combustível ajuda no desempenho do veículo, já que o combustível é mais resistente à detonação provocada pela faísca da vela, resultando em mais potência. Mas isso não significa economia de combustível.

Além disso, o desempenho só melhora, de fato, em veículos que usam motores de alta compressão, como carros esportivos. Se você tiver uma Porsche ou uma Ferrari, vale a pena.

Por outro lado, motores 1.0 aspirados não obtêm nenhum ganho da alta octanagem, já que não trabalham com alta compressão.

O que é a direção do carro vibrando?

 (Foto: Divulgação / Continental)

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Não acelerar de forma brusca

VERDADE – Aumentar a velocidade de forma progressiva ajuda no melhor desempenho do motor. Por isso, não é indicado acelerar bruscamente.

Diminuir a velocidade antes de frear

VERDADE – Quando for parar em algum semáforo, por exemplo, o ideal é tirar o pé do acelerador com antecedência e deixar que o motor reduza a velocidade do carro sozinho, e só depois frear. Tirar o pé do acelerador com antecedência ajuda no trabalho do motor, o que significa economia de combustível.

Andar sempre em marcha alta

VERDADE – Como premissa, a atitude é verdadeira. Andar sempre em marcha alta, mantendo o giro baixo, ajuda a economizar. Mas isso não significa que você deva fazer isso em qualquer situação.

O importante é manter a marcha compatível ao giro do motor, pois isso faz com que o propulsor trabalhe na frequência adequada e, assim, não use mais combustível do que o necessário.

Se o seu veículo tem um conta-giros, tente fazer com que o motor trabalhe em rotação próxima à da medida de torque máximo. Dessa forma, dá para garantir que se está aproveitando o melhor desempenho do motor.

No caso de veículos com câmbio automático, a dica é evitar arrancadas bruscas e, quando o carro estiver parado, colocar na posição N (Neutro).

Multas voltam a velar no estado de São Paulo

 (Foto: Freepik)

Colocar o carro em ponto morto nas descidas

MITO – Além de falso, esse hábito significa um risco à segurança e ainda é infração de trânsito. A “banguela” até tinha algum efeito nos motores antigos, a carburador, que paravam de receber combustível em ponto morto.

Os motores com injeção eletrônica de hoje entendem a falta de aceleração como um sinal de que irão “morrer” – assim, o sistema segue injetando combustível.

(Foto: Shutterstock)

Desligar o ar-condicionado e abrir as janelas

DEPENDE – É do conhecimento de quase todos que o ar-condicionado consome energia – ou seja, gasta combustível –, mas deixar de usá-lo para abrir as janelas nem sempre traz uma economia real.

Se você estiver em alta velocidade com as janelas abertas numa estrada, a resistência do ar será tão grande que irá obrigar o motor a gastar mais combustível para seguir adiante.

(Foto: Divulgacão/Caoa Cherry)

Evitar carregar itens muito pesados

VERDADE – O hábito de deixar itens pesados no carro desnecessariamente pode impactar no desempenho e, em consequência, no consumo excessivo de combustível. Certifique-se, então, de que o porta-malas não está carregado demais ou levando itens desnecessariamente.

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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