É real! Nova geração da Ford Ranger chega para redefinir a categoria de picapes
A Ford iniciou as vendas da nova geração da Ranger, picape que chega com um conteúdo inédito para redefinir os padrões da categoria.
A Ford iniciou, nesta quinta-feira (22), as vendas da nova geração da Ranger, picape que chega com um conteúdo inédito para redefinir os padrões da categoria. A Ford Ranger 2024 dá um salto na qualidade, no desempenho, na capacidade, no design, na segurança, no conforto, na dirigibilidade, na tecnologia e na conectividade.
Saiba tudo sobre a nova geração da Ford Ranger
A Ford Ranger 2024 está sendo oferecida inicialmente nas versões topo de linha XLT e Limited, equipadas com motor diesel V6 3.0 e transmissão automática de 10 velocidades, pelos preços de R$ 289.990 e R$ 319.990, respectivamente.
Até a próxima segunda-feira (26), as vendas estarão disponíveis exclusivamente para clientes da Ford, como forma de valorização da fidelidade. A partir de então, as vendas abrem para futuros clientes, na plataforma de e-commerce da Ford. O prazo de entrega do veículo é estimado entre 30 e 60 dias.
“A Ford é a maior autoridade mundial em picapes e usou toda a sua experiência de mais de 100 anos à frente do segmento para a criação da Nova Ranger. É uma picape feita sem concessões, que inova em todos os atributos e na proposta de mercado para ser a referência da categoria e reforçar o seu papel como principal produto do nosso portfólio na região”, destaca Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Itens exclusivos
A Ranger 2024 é produzida sobre uma nova plataforma, com chassi maior e mais robusto. A carroceria de perfil musculoso, com frente imponente e faróis de LED em formato de C, segue o estilo icônico da família de picapes da Ford.
O interior traz um acabamento refinado e superior na categoria, com bancos de couro e ergonomia exemplar. Ela é a única a oferecer painel de instrumentos configurável com tela LCD de 8” ou 12,4”, multimídia de 10” ou 12” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador por indução.
Seu novo motor diesel V6 3.0 tem, segundo diz a montadora, o maior torque da categoria (61,2 kgf.m), acoplado a uma avançada transmissão automática de 10 velocidades, a mesma que equipa a Ford F-150 e o Ford Mustang. O sistema start-stop contribui para aumentar a eficiência.
A picape oferece um conjunto de tecnologiasque inclui piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.
A Ranger 2024 também é a primeira capaz de receber atualizações à “over the air” (OTA) para o aprimoramento contínuo de sistemas do veículo. Esse avanço vem da sua nova arquitetura elétrica totalmente conectada, com 36 módulos que trocam informação de forma integrada.
Outras inovações são o sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa, o câmbio eletrônico E-shifter, o farol alto automático, o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução inteligentes.
Os freios também foram aprimorados, com discos ventilados nas quatro rodas, e a capacidade de reboque é de 3.100 kg, com estrutura e kit de preparação elétrica já incluídos. O ângulo de ataque ampliado para 30º contribui para um desempenho off-road ainda melhor.
A picape estará disponível em sete cores: as perolizadas Laranja Jalapão, Azul Belize, Preto Gales e Cinza Moscou; a metálica Prata Geada; e as sólidas Branco Ártico e Vermelho Bari.
A linha será completada, em breve, com as versões XL e XLS, equipadas com um novo motor 2.0 diesel de quatro cilindros e transmissão manual ou automática de seis velocidades, além de outras novidades que a marca promete anunciar quando do lançamento.
Saiba mais sobre as versões já disponíveis:
Ford Ranger XLT
A Ford Ranger versão XLT é uma picape topo de linha requintada e completa, que oferece desempenho, tecnologia e bom conteúdo pelo preço de R$ 289.990.
A versão é equipada com motor diesel V6 3.0, transmissão automática de 10 velocidades, tração 4WD, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, câmbio eletrônico E-Shifter, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres e sete airbags.
Externamente, vem com rodas de liga leve de 17”, pneus 255/70 AT, faróis de LED com alto automático, faróis de neblina em LED, estribo plataforma e retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico. A caçamba é equipada com trava elétrica e iluminação.
Na cabine, além de painel de instrumentos digital com tela de 8” e central multimídia SYNC 4 com tela sensível ao toque de 10” e comandos de voz, tem bancos de couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade e espelho retrovisor eletrocrômico.
A XLT traz ainda reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de chuva, controle automático em descidas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e quatro modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio, Rebocar/Transportar), além de controle de estabilidade e outros equipamentos já oferecidos na geração anterior.
Ford Ranger Limited
A Ford Ranger Limited tem o mesmo conjunto mecânico da versão XLT, com itens adicionais de estilo e conveniência que aumentam a sofisticação da picape. O preço sobre para R$ 319.990.
A variante superior se diferencia visualmente pelo santantônio estilizado e molduras dos para-lamas na cor do veículo, rodas de liga leve de 18” com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas traseiras de LED e protetor de caçamba.
Na cabine, além de central multimídia com tela vertical de 12”, vem com ar-condicionado dual-zone, descansa-braço traseiro e chave com sensor de presença e partida sem chave. Traz também navegador off-road, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão dos pneus.
Para quem deseja ir além, a Ranger Limited dispõe ainda de um kit opcional que acrescenta painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas de liga leve de 20”, pneus 265/55 All Season e as tecnologias de assistência mais avançadas do mercado.
Por R$ 20 mil, esse pacote inclui também: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.