É possível pilotar moto sem a necessidade de CNH? Conheça regras

Afinal, é possível pilotar moto sem a necessidade de CNH? Seja como for, essa é uma das principais dúvidas da grande maioria das pessoas, e é extremamente importante saná-la.

De forma mais clara, como é de conhecimento geral, a CNH é um documento indispensável para garantir que um cidadão está apto a condução, mas será existem situações em que ela é dispensada?

Acompanhe o Garagem360 e entenda de uma vez por todas!

O fim da dúvida: é possível pilotar moto sem a necessidade de CNH?

Assim como dito, uma das principais dúvidas de boa parte das pessoas está voltada à possibilidade de pilotar moto sem a necessidade de Carteira Nacional de Habilitação.

Sem muitas delongas, sim, existe a possibilidade de pilotar certos tipos de motos sem a necessidade de possuir uma CNH tradicional. No entanto, é fundamental entender claramente as especificações e regulamentações que permitem essa exceção.

De forma mais clara, a legislação brasileira permite a condução de ciclomotores, também conhecidos como “cinquentinhas”, sem a necessidade de uma CNH tradicional na categoria A.

No entanto, para conduzir esses veículos, é obrigatório possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), que diz respeito aos veículos de duas ou três rodas com potência até 50 cm³ e que não ultrapassam a velocidade de 50 km/h.

Aproveite para conferir: Precisa de CNH? É segura? TUDO o que você precisa saber antes de comprar uma moto elétrica

Quais são as regras para conduzir veículos com ACC?

  • Idade mínima: o cidadão deve ter pelo menos 18 anos
  • Processo de obtenção: o processo inclui a realização de exames teóricos sobre legislação de trânsito, além de um exame prático que avalia as habilidades do condutor no manejo do ciclomotor
  • Validade e renovação: assim como a CNH, a ACC precisa ser renovada periodicamente, seguindo os mesmos prazos estabelecidos para as carteiras de habilitação tradicionais

Vale destacar que a obtenção da ACC garante que os condutores de ciclomotores tenham conhecimento básico das leis de trânsito e prática necessária para uma condução segura.

O que acontece se o piloto for pego sem ACC?

Se um motorista for flagrado dirigindo um dos veículos mencionados sem a CNH categoria A, sem a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou com a ACC suspensa ou cassada, estará infringindo os artigos 162 e 163 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por fim, a infração resulta em uma multa no valor de R$880,41, conforme especificado no artigo 162 do CTB.

Aproveite para conferir: Você é motorista +50? Então precisa conhecer essa lei de trânsito

Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile