É permitido dirigir sem camisa? Veja o que diz a lei
Afinal, pode ou não pode dirigir sem camisa? Entenda as regras e leis locais e evite ser surpreendido nas blitz; confira!
Todo mundo sabe que existe regra de trânsito para (quase) todo tipo de conduta, mas e em relação ao ato de dirigir sem camisa, será que pode ou não pode?
Essa é uma dúvida bastante comum e recorrente entre os condutores locais, e dirigir sem camisa, nesse calor, pode ser o que muita gente quer. Que tal entender as normas de uma vez por todas?
Afinal, pode dirigir sem camisa? O que diz a lei
Será que existem vestimentas adequadas para conduzir veículos? Bem, no caso dos pés, tem sim algumas normas, como por exemplo, os tipos de sapatos adequados para a condução.
Por outro lado, quando o assunto é roupa, a situação é um pouco diferente. Isto é, é claro que, na hora de dirigir, é preciso priorizar o conforto e a segurança.
Nesse caso, podem existir roupas que deixem essas duas coisas um pouco de lado, como aquelas que impedem a livre movimentação das pernas e dos braços.
Em contrapartida, até o momento atual, não existe nenhuma lei capaz de determinar o tipo de roupa que o condutor deve vestir, nem mesmo se ele precisa ou não estar de camisa.
E no caso de biquíni e sunga?
Agora que já ficou claro que não existe nenhum impedimento quanto ao ato de dirigir sem camisa, vamos aos biquínis e às sungas. Será que pode?
Sem muita enrolação, o critério é o mesmo: não há uma lei específica que determine se isso é ou não possível. Mas o que acontece em caso de blitz?
Nesse caso, a autoridade responsável pode solicitar que o condutor se vista, mas não é algo obrigatório, e sim por respeito.
Dirigir sem camisa pode, mas é melhor não confundir as coisas!
Apesar de não ter uma regra específica sobre o tipo de roupa usada na hora da condução, é preciso ter em mente que existem leis locais quanto à nudez!
Isto é, andar totalmente sem roupa e/ou com as partes consideradas íntimas aparecendo configura um ato obsceno, e nesse caso, há diversas penalidades.
Uma dessas penalidades pode incluir a pena de três meses a um ano de retenção. Nesse tipo de situação, o caso não tem a ver com a condução de veículos, mas com a conduta pessoal do indivíduo.
De qualquer forma, é preciso ter cuidado e evitar esse tipo de situação!
Veja também: Preciso viajar e minha CNH venceu. Ainda posso usar a versão digital?