Após especulações, a Yamaha anunciou, de forma oficial, o lançamento da nova Ténéré 700. Logo abaixo, o Garagem360 revela o que já sabemos sobre esse modelo. Acompanhe!
Como é a nova Yamaha Ténéré 700?
A Ténéré 700 2025 usou como inspiração as populares motos de Rally Raid da fabricante japonesa. Com um visual repaginado, você terá uma ótima experiência de pilotagem, seja em estrada ou off-road.
Segundo a Yamaha, o design frontal do veículo proporciona ótima visibilidade e proteção para o piloto. Isso é possível graças ao grande para-brisa de uma peça.
Já a seção central e traseira minimalista traz mais conforto para o piloto, sobretudo para aqueles que gostam de se levantar e redistribuir o peso do corpo ao conduzir off-road, em pé.
Leia também:
-
Triumph Bonneville 1200: a união do visual clássico com a tecnologia de ponta
-
Seguro para moto: tudo o que você precisa saber antes de contratar e ninguém te fala
Yamaha Ténéré 700 sofre alterações em comparação com o modelo anterior
Entre as principais mudanças, o Garagem360 destaca o tanque de combustível que foi movido para frente. A parte superior do tanque de 16 litros ficou mais baixa do que a versão anterior.
O que isso muda na prática?
Bem, a distribuição de peso ocorrerá de forma mais equilibrada, o que influenciará (e muito) em uma pilotagem mais confortável.
Suspensão dianteira da Ténéré 700 foi desenvolvida para corrida
A fabricante japonesa desenvolveu novos garfos invertidos. Eles foram pensados para lidar com os terrenos mais hostis. De acordo com a Yamaha, o seu lançamento tem:
-
Tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção;
-
210 mm de curso da roda dianteira.
Essas medidas contribuem para incríveis 240 mm de distância do solo.
Outro detalhe interessante está relacionado aos garfos dianteiros que, agora, podem ser totalmente ajustáveis.
A Yamaha informa que o ajuste de compressão e o retorno do amortecedor podem ser concluídos com assertividade. Para isso, basta girar parafusos em cada extremidade dos garfos.
O Garagem360 destaca ainda que o novo ajuste de pré-carga pode ser acessado de forma descomplicada por meio da parte superior de cada garfo.
Motor da Ténéré 700 também recebe atualizações
O propulsor bicilíndrico paralelo de 690 cc da Yamaha, de quatro válvulas e refrigeração líquida, implementou o YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle). De maneira resumida, pela primeira vez, ele descomplica mapas de aceleração comutáveis na plataforma CP2.
Por fim, a Yamaha destaca que o virabrequim de 270 graus continua neste motor.
Quando a Ténéré 700 será lançada?
A pré-venda será no primeiro trimestre de 2025, quando o valor do modelo será divulgado. O lançamento japonês será produzido no Brasil, em Manaus (AM). Se nada mudar, os trabalhos devem começar em agosto. Já em setembro, as primeiras unidades devem chegar nas concessionárias brasileiras.
E você, o que achou da nova Yamaha Ténéré 700? Comente!
Leia também: Indenização do novo DPVAT aprovado por Lula é comemorada por motociclistas