É oficial: BYD deixa Tesla para trás e é a marca que mais vende carro elétrico no mundo
BYD é a marca que mais vende carro elétrico no mundo, deixando a Tesla para trás. Veja os números das duas concorrentes.
A greentech chinesa BYD ultrapassou a Tesla e se tornou a maior fabricante de carro elétrico no mundo no quarto trimestre de 2023. A venda recorde se deu principalmente pelo ingresso de novos mercados e boa aceitação de modelos como o Dolphin e Seagull.
BYD é a marca que mais vende carro elétrico no mundo
De acordo com dados oficiais das montadoras, a BYD comercializou 525.409 veículos elétricos a bateria (BEVs) no trimestre que terminou em 31 de dezembro. Já a Tesla informou a venda de 484.507 veículos no período.
No entanto, se considerarmos o ano completo, a Tesla superou a BYD com a venda de 1,8 milhão de carros 100% elétricos. A BYD vendeu menos: 1,57 milhão de veículos elétricos, mas se levar em consideração os híbridos, a marca chinesa chega a marca de 3.024.417 unidades.
A conquista da BYD não é só um marco importante para a montadora, como também para toda a indústria chinesa e de eletrificados, que vem crescendo sensivelmente nos últimos anos.
Além disso, tem modificado sensivelmente o mercado, que hoje está mais inclinado a aceitar os carros elétricos.
“Acreditamos que a BYD e outros chineses líderes estão preparados para conquistar o mercado mundial com veículos elétricos de alta tecnologia e baixo custo para as massas, acelerando assim a adoção global de veículos elétricos”, afirmou o banco de investimento UBS em seu relatório.
Fatores que contribuíram para a conquista da BYD
Vários fatores foram determinantes para essa conquista da BYD. Um deles é a forte demanda por carros elétricos no país de origem.
Atualmente, a China é o maior mercado do mundo para os BEVs, com incentivos fiscais constantes. Em junho, o país anunciou incentivos fiscais de US$ 72,3 bilhões para o setor.
Outro fator que contribui para o aumento das vendas é a ampla gama de modelos oferecidos pela BYD, que atende a diferentes necessidades e orçamentos.
O modelo mais acessível da marca, o Seagull (Mini Dolphin) é vendido por lá por 73.800 yuans (R$ 50.600, na conversão direta) e 89.800 yuans (R$ 61.500).
Desde o lançamento, em abril de 2023, foram vendidas 280.217 unidades na China. Só em dezembro foram 50.525 unidades.
A BYD também tem uma vantagem competitiva em termos de produção. A montadora chinesa tem uma capacidade de produção de veículos elétricos maior do que a Tesla, o que lhe permite atender à crescente demanda.
A conquista da greentech é um sinal positivo para o mercado de eletrificados em todo o mundo. À medida que a aceitação aumenta, é possível reduzir os estigmas que giram em torno da categoria, tornando-a mais competitiva também para outras marcas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.