É assim que ficará o preço dos carros elétricos mais baratos do BR após o novo aumento
A partir de 2024, o imposto para carros elétricos será retomado no Brasil. Confira os novos preços dos modelos mais baratos do país.
A partir do próximo ano, o imposto para carros elétricos será retomado no Brasil. Dessa forma, confira como ficarão os preços dos modelos eletrificados mais baratos do país.
Imposto para carros elétricos
Em 2024 será retomado no Brasil o imposto sobre os carros elétricos, híbridos e plug-in importados.
Os veículos eletrificados terão reajuste que alcançarão o índice de 35% até julho de 2026.
A decisão foi do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Dessa forma, os carros elétricos terão aumento de:
- 10% em janeiro de 2024;
- 18% em julho de 2024;
- 25% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026.
Reajustes por categoria
Para os carros híbridos, as novas alíquotas serão de:
- 12% em janeiro de 2024;
- 25% em julho de 2024;
- 30% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026.
Já para os modelos híbridos plug-in o cronograma de reajustes seguirá os índices de:
- 12% em janeiro de 2024;
- 20% em julho de 2024;
- 28% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026;
Para os ‘’caminhões elétricos’’, as reformulações iniciam com:
- 20% em janeiro de 2024;
- 35% em julho de 2024.
Carros elétricos mais baratos
Atualmente, os carros elétricos mais baratos do país são:
Hoje temos os seguintes carros elétricos mais baratos: Caoa Chery iCar, JAC E-JS1, Renault Kwid E-Tech e BYD Dolphin. Confira os preços:
-
Caoa Chery iCar: R$ 119.990
-
Renault Kwid E-Tech: R$ 123.490
-
JAC E-JS1: R$ 126.900
-
BYD Dolphin: R$ 149.800
No entanto, com o retorno dos impostos sobre a importação, esses modelos (atualmente os mais baratos do segmento no país), passarão por reajustes que chegarão a 35%.
Dessa forma, os carros elétricos mais baratos do país terão recomposições de 10%, 18%, 25% e 35%, respectivamente, até 2026.
Novos preços Janeiro de 2024 (+10%)
-
Caoa Chery iCar: R$ 131.989
-
Renault Kwid E-Tech: R$ 135.839
-
JAC E-JS1: R$ 139.590
-
BYD Dolphin: R$ 164.780
Julho de 2024 (+18%)
-
Caoa Chery iCar: R$ 141.588
-
Renault Kwid E-Tech: R$ 145.718
-
JAC E-JS1: R$ 149.742
-
BYD Dolphin: R$ 176.764
Julho de 2025 (+25%)
-
Caoa Chery iCar: R$ 149.987
-
Renault Kwid E-Tech: R$ 154.362
-
JAC E-JS1: R$ 158.625
-
BYD Dolphin: R$ 187.250
Julho de 2026 (+35%)
-
Caoa Chery iCar: R$ 161.986
-
Renault Kwid E-Tech: R$ 166.711
-
JAC E-JS1: R$ 171.315
-
BYD Dolphin: R$ 202.230
Pressão das montadoras locais
O principal motivo para a movimentação do governo em prol da volta dos impostos sobre veículos elétricos importados atende às montadoras com produção nacional.
Incomodadas com a popularização e expansão, sobretudo das marcas chinesas, as fabricantes pressionaram o governo federal para frear a ‘’injustiça’’ com relação à cobrança de impostos para modelos tradicionais (a combustão) e eletrificados.
No entanto, montadoras como BYD (Build Your Dreams) e GWM (Great Wall Motors) já se anteciparam e anunciaram que iniciarão produção de veículos localmente em 2024.
Dessa forma, a expansão de montadoras chinesas como as duas citadas deve continuar mesmo com as novas taxações.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.