E agora? Stellantis se pronuncia após Citroën Basalt tirar nota zero no Latin NCAP

O Citroën Basalt foi reprovado no Latin NCAP com nota zero. Veja o que causou o resultado desastroso e a resposta oficial da marca.

O Citroën Basalt foi reprovado no Latin NCAP e o resultado de zero estrelas causou grande polêmica no mercado automotivo brasileiro. A nota baixíssima levantou sérias dúvidas sobre a segurança do novo SUV da marca francesa. Acompanhe o Garagem360 e veja o que a Stellantis disse sobre o caso!

Por que o Citroën Basalt foi reprovado no Latin NCAP?

Inicialmente, o novo SUV da marca francesa teve um desempenho muito ruim nos testes de colisão. O Citroën Basalt foi reprovado no Latin NCAP com zero estrelas, um resultado considerado desastroso. A principal razão foi a combinação de uma estrutura instável e a falta de equipamentos de segurança essenciais.

Citroën Basalt foi reprovado no Latin NCAP
Foto: Divulgação

 

Segundo o , o habitáculo (a cabine dos passageiros) foi considerado incapaz de suportar cargas maiores durante o impacto. No total, o carro atingiu apenas 39% de proteção para adultos. Embora cabeça e pescoço tenham tido boa proteção, o peito do motorista foi classificado como “marginal”.

Além disso, os joelhos dos ocupantes da frente correm risco de bater em partes rígidas do painel. Isso mostra falhas graves no projeto estrutural do veículo, que não aguentaria uma batida mais forte.

Basalt não tem itens básicos de segurança?

A ausência de tecnologias cruciais pesou muito na nota final. Nesse contexto, um dos testes mais importantes, o de impacto lateral contra um poste, nem sequer foi realizado. Isso acontece porque o Basalt não oferece airbags de cortina como item de série, algo essencial para esse tipo de proteção.

Citroën Basalt foi reprovado no Latin NCAP
Foto: Divulgação / Citroën

 

Outros problemas graves foram encontrados na proteção infantil. Mesmo usando cadeirinhas ISOFIX, os testes do instituto independente mostraram falhas. Veja só:

  • Impacto lateral infantil: a cabeça do boneco (simulando 3 anos) bateu contra a parte interna do carro durante o teste.
  • Airbag do passageiro: o carro não tem um botão visível ou simples para desligar o airbag da frente. Isso é um risco ao usar cadeirinhas ali.
  • Avisos: enfim, as etiquetas de sinalização sobre os riscos e o uso de cadeirinhas não cumprem totalmente as regras do programa de testes.

O que a Stellantis diz sobre a nota zero do Citroën Basalt?

Após a repercussão negativa, a Stellantis, grupo que controla a Citroën, enviou um comunicado oficial ao Garagem360. A empresa defendeu o projeto do SUV e reforçou seu compromisso com a segurança veicular. Confira:

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa.

Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.

Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. 

Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. 

Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.”

O que você achou desse resultado e da resposta da empresa? A nota zero te faria desistir da compra? Deixe seu comentário abaixo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.